Missa de Ramos

Domingo de Ramos é muito especial pois conclui o tempo da Quaresma e abre as liturgias da Semana Santa.

No seu silencio Jesus nos diz muito.

 Neste domingo dia 14 de abril, manhã chuvosa, ocorreu no Santuário Sião do Jaraguá a Missa de Ramos que abre as liturgias da Semana Santa. A programação foi alterada devido a chuva, não havendo procissão e participaram cerca de 700 pessoas. Celebrante Padre Severino Araujo Lima e Concelebrantes Padre Marcelo Aravena e Padre josé Fernando Bonini.

Padre Severino refletiu em sua homilia sobre o Evangelho, ouvimos sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com o povo recebendo como um rei, com os ramos nas mãos, gritando Hosana nas alturas, bendito o que vem em nome do Senhor, e depois ouvimos a paixão e morte de Jesus. Ele nos chamou a atenção para as poucas vezes na bíblia onde Deus ficou em silencio, e no evangelho desse domingo ouvimos poucas palavras do Senhor.

Assim disse: “O que Jesus quer nos dizer com seu silencio perante tantas acusações e mentiras? Acredito que Jesus deveria estar contemplando a fragilidade humana. E as leituras da semana santa também nos pedem o silencio para que através do silencio, que é tão necessário, possamos escutar a Deus”

Olhar a Cruz através do nosso sofrimento

O outro ponto importante que foi refletido foi a cruz de Jesus, e que não há ressureição sem cruz. Que o nosso sofrimento, nossa dor só tem sentido quando olhamos para a cruz de Cristo e a comtemplamos com a certeza que tudo não acaba na cruz, mas que ela é uma passagem para chegar a ressureição que é o nosso destino.

E nos tempos atuais outros Herodes e Pilatos que condenam inocentes a morte, como por exemplo as autoridades constituídas que deixam de exercer seu papel na sociedade e permitem que por interesses muito sejam levados a morte como está acontecendo constantemente em nosso país, conclui Padre Severino.

Renovar a Fé 

Assim nos preparamos para iniciar a semana mais importante do ano para nós católicos e que possamos viver em plenitude o tríduo Pascal, celebrando a Ceia do Senhor, sua Paixão, Morte e ressurreição, que são momentos que renovam nossa fé.

Por: Sérgio Lambert

Fotos: Alex Formigonni

Amex Assessoria
Doe agora