Impulso inicial em comemoração de Hoerde

Comemora-se os 100 anos do Congresso de Hoerde, dia 16 de agosto de 2019 houve a abertura das comemorações em Schoenstatt Alemanha.

Pe Juan Pablo Cartoglio:

Na Igreja dos Peregrinos em Schoenstatt, Vallendar, estão cheios. Mais de 700 pessoas de todo o mundo estão reunidas para celebrar o centenário da "Federação Apostólica de Schoenstatt" e, ao mesmo tempo, refletir sobre como o Movimento Apostólico de Schoenstatt hoje pode contribuir para uma "Igreja em saída" para as pessoas. Depois do jubileu "100 anos de Schoenstatt" em 2014, esta celebração de aniversário pode ser vista como mais um passo no sentido do missionário "Schoenstatt em saída", enfatizou o Padre Juan Pablo Catoggio, Presidente da Presidência Geral da Obra Internacional de Schoenstatt, em sua acolhida, que será traduzida simultaneamente em vários idiomas.

Desde Hörde, Schoenstatt leva o adjetivo "apostólico" em seu nome.
Há 100 anos, o Padre Kentenich não estava pessoalmente presente no encontro de Hörde. Para o Padre Kentenich, o fato de que os jovens que haviam tomado a iniciativa naquela época também tinham decidido fundar a Federação Apostólica de Schoenstatt sem a sua existência foi uma confirmação de que Schoenstatt não era apenas feito pelo homem, mas desejado por Deus. Hoje, Catoggio estava convencido, o Padre Kentenich estava certamente presente nesta celebração: "O nosso Pai Fundador está aqui entre nós, e sabe e agradece que vocês, que estão aqui e todos os que os representam, fizeram todos seus sonhos e suas missões ". Não é uma informação sem importância e não apenas uma descrição externa que, desde o encontro em Hörde Schoenstattianos, se têm chamado "aliados", "pactos". Isso é mais do que apenas um nome. O termo "aliança apostólica" faz tanto uma declaração sobre a identidade do movimento quanto sobre sua estrutura. "É uma forma de organização que reflete nosso 'organismo de vínculo' baseado em vínculos de liberdade, amor e generosidade", disse Catoggio. É importante recordar estas origens "para sermos a família à qual somos chamados e para antecipar a Igreja nas novas margens: uma Igreja sinodal, familiar, na qual todos partilhamos responsabilidades". O fato de Schoenstatt ter querido ser um movimento "apostólico" desde Hörde é hoje mais relevante do que nunca. Hörde lançou as bases de um movimento eminentemente laical e apostólico, que sabe que é impulsionado pelo amor de Cristo a comprometer-se com a Igreja do futuro.

Fonte e créditos: Schoenstatt.de

Fotos: Brehm