Troca de Reitor do Santuário Original - 15 de agosto de 2019

“Agradeço muito e me coloco a disposição nestes próximos anos que me tocam acompanhar este lugar."

Pelos próximos três anos o Pe. Pablo Javier Pol, da Argentina, será o responsável primeiro pelo Santuário Original, que é o coração da Obra de Schoenstatt. Ele tomou posse nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2019, com a presença de vários representantes do Movimento Apostólico.

 

A cerimônia de posse foi presidida pelo coordenador da Presidência Internacional de Schoenstatt e superior geral dos Padres de Schoenstatt, Pe. Juan Pablo Catoggio, realizada junto com a oração das Vésperas, às 18 horas. Um grupo da Nigéria conduziu os cantos e peregrinos de diversos países estiveram presentes, incluindo a mãe e a irmã do Pe. Pablo.

O então reitor, que atuou nos últimos cinco anos, é o brasileiro Pe. Antônio Bracht. Na cerimônia ele entrega simbolicamente a chave do Santuário Original ao Pe. Pablo Javier.

Um centro de graças

O superior geral iniciou a cerimônia evidenciando a festa da Assunção da Mãe de Deus: “Maria não se foi quando subiu ao céu, não se despediu de nós quando partiu, mas chegou onde devia chegar, compartilhando com Jesus sua glória. E, por isso, está entre nós e onde Jesus está. Sabemos, por experiência, que ela está em nosso meio no Santuário, que estabeleceu aqui seu trono de graças. […] E ela permanecer aqui depende de nós, de nossas contribuições ao Capital de Graças”.

Pe. Juan Pablo então agradece os trabalhos do Pe. Bracht, “que, nos últimos cinco anos, soube unir esforços, convocar distintos grupos e pessoas para trabalhar em conjunto pela Mãe”. E deseja ao novo reitor “todos os dons e graças do Espírito a serviço do Santuário, como centro de graças para toda a nossa Família”.

Com a leitura do livro de João (capítulo 15) e do Documento de Fundação, dá-se início ao rito de posse. Pe. Bracht diz que “a primeira palavra é de gratidão”. Ele explica: “Ser reitor é uma tarefa muito linda, uma das mais lindas e amplas que se pode ter aqui em Schoenstatt. Considerava-me o primeiro responsável pelo Santuário Original, porque todos somos responsáveis por ele. Essa tarefa tem também muitos desafios e muitas vezes senti que falhei nesses desafios e, por isso, quero pedir perdão à Mãe. Quero dizer ao novo reitor que aqui vivemos uma dinâmica, uma força muito grande e eu a quero expressar com três palavras: experimentamos aqui que, unidos, nasce uma rede, que de uma transformação se dá uma ação e de uma fonte há uma irradiação, uma luz. É isso o que tenho experimentado e desejo a ti”.

Após o canto do Magnificat, o novo reitor diz suas primeiras palavras: “Simplesmente queria agradecer por podermos nos reunir nesta tarde. E, para mim, estar aqui hoje é uma surpresa muito grande, não era o que imaginava quando cheguei há algum tempo aqui na Alemanha. Essa é uma das tarefas mais bonitas que poderiam nos dar, por isso, a assumo com muita alegria, sabendo de minhas limitações, e vou colocar-me a disposição – como dizia nosso Pai e Fundador neste mesmo lugar: coloco meu coração, minha disponibilidade, para que este lugar continue sendo um lugar de todos, por isso me alegro muito que possamos nos reunir aqui como Família internacional”.

Em sinal de gratidão, o Pe. Antônio recebe como presente simbólico a terra e algumas pedras do Santuário Original, guardadas da última reforma que ele conduziu.

Os três sacerdotes, juntos, dão então a bênção para os presentes e para toda a Família de Schoenstatt. A festa continua com uma confraternização e, em seguida, uma cantata para a Mãe.

 

Fonte schoenstatt.org.br

Texto: Karen Bueno

 

Amex Assessoria
Doe agora