Retiro anual dos Padres de Schoenstatt do Brasil

A entrega do presente Jubilar dos Padres ao Santuário e seu encontro de estudos e espiritualidade de 2019

Retiro anual doa Padres de Schoenstatt do Brasil e o presente Jubilar

De 28 de agosto à 06 de setembro de 2019, a comunidade dos Padres de Schoenstatt do Brasil estão reunidos em duas etapas em seu encontro anual. A primeira parte de estudos e a segunda de retiro silencioso.

O encontro acontece anualmente e propõe-se que todos se organizem em suas atividades pastorais para que possam se reunir.

Encontro de Estudo

Nesta parte do encontro muitas reflexões para “ouvir as vozes do tempo”, ver o que Deus fala através dos acontecimentos diários e há um aprofundamento nos textos do Padre Kentenich, para buscar a compreensão do tempo atual e responder os desafios de hoje.

Outro aspecto é superar metas pastorais no trabalho e como comunidade buscar uma qualidade em cuidar uns dos outros, buscar a qualidade da comunidade fraterna como o Padre Kentenich sonhou. Não só buscar o estudo intelectual, mas também a cultivar essência que o Padre Kentenich para a comunidade Sião.

Encontro do Silêncio

O retiro silencioso dura 5 dias, neste ano será numa casa religiosa em Itapecerica da Serra. Para a proposta do retiro o Padre Martins Gomes da Comunidade dos Padres de Schoenstatt da Argentina e hoje atuante na Pastoral da Família no Paraguai foi escolhido para aplicar as palestras diárias.

As palestras buscam motivar o cultivo do espírito de forma meditativa para crescer espiritualmente. O retiro representa um tempo para acalmar, estar em paz, em silêncio. Um silêncio de diálogo intenso com Deus e com a Mãe Santíssima. Um tempo de retirar-se do barulho, tirar o stress, as distrações e estar concentrado.

Cruz da Unidade no arco do santuário do Jaraguá

Motivados pelos 50 anos do Santuário Sião dos Padres de Schoenstatt do Brasil, no Jaraguá, os padres entregaram neste dia 30 de agosto, um presente preparado pelo Padre Pedro Cabello, uma escultura em relevo da Cruz da Unidade entalhada em madeira.

A Cruz da Unidade é um sinal visível da espiritualidade que representa os padres de Schoenstatt, como também querem ser unidos a Cristo, unidos à Maria, paternais, fraternos, proféticos, tudo assim representado na Cruz da Unidade.

Caminho para Deus

O Portal do santuário foi escolhido pois não há outro caminho para o sinal da redenção, deve-se passar simbolicamente pela cruz para entrar no santuário. Um sinal de redenção, libertação para que se possa chegar ao encontro pessoal com Deus, o Deus de nossa vida”.

A base da madeira tem um desenho na parte inferior que simboliza a cidade de Sião Bíblica, com casas torres, cúpulas.

Na parte superior o desenho representa o Sião moderno, com o Pico do Jaraguá, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e prédios modernos, nosso mundo atual.

Unem-se assim os tempos através do antigo e do novo e atual, mundo este que queremos evangelizar, queremos fazer Deus, Cristo e Maria presentes na cidade. Deus mora na cidade conosco!”.

Texto: Padre Marcelo Aravena/Sueli Vilarinho

Fotos: Dos Padres