Comemoração da Exaltação da Santa Cruz

14 de setembro dentro do profundo mistério da Cruz

Comemoração da Exaltação da Santa Cruz

Os livros de historia da Igreja falam que as relíquias da santa cruz, descobertas pela imperatriz santa Helena no dia 14 de setembro de 320, foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no dia 14 de setembro do ano 335. A partir dessa data temos em toda a Igreja a festa da “Exaltação da Santa Cruz”. A cruz está estreitamente ligada à Paixão de Cristo e à nossa salvação. E’ o símbolo mais eloqüente do amor de Deus por nós. A cruz venceu a morte e nos deu a vida eterna. Por esse motivo é justo que seja celebrada, exaltada e venerada por todos nós.

O Padre José Kentenich, Fundador de Schoenstatt, dedica extensas passagens do seu livro de oração "Rumo ao Pai", no qual destaca em profundidade o mistério da Cruz.  Nos versículos 329 e seguintes lemos:

“Ó SANTA CRUZ,

DIANTE DE TI ME PROSTRO

E CANTO HINOS ARDENTES

DE JUBILO E GRATIDÃO:

EM TI O SENHOR CONSUMOU A OBRA,

QUE NOS TORNOU FILHOS DE DEUS.

QUERO MERGULHAR-TE BEM FUNDO

NO MEU CORAÇÃO,

DAR-TE CONTINUAMENTE TODO MEU AMOR;

EM TI, CRUCIFICADO,

E NA TUA ESPOSA

SE APOIE A ESPERANÇA DA MINHA VIDA”

A oração quase mística do Padre Kentenich é um convite para nos para amar a cruz com todas nossas forças para que esta seja para nos um verdadeiro caminho a uma vida cristã em plenitude.

Pe. Marcelo Aravena