Celebrações do dia 18 de Setembro abrem o Ano João Pozzobon

Em dois momentos do dia, o Santuário Jaraguá inicia o ano João Pozzobon!

No dia 18 de setembro de 2019, no Santuário Sião do Jaraguá a Missa de renovação da Aliança de Amor foi celebrada pelo Padre Afonso Wosny Filho e concelebrada pelo Padre Marcelo Aravena. Neste dia o Ano João Luiz Pozzobon foi aberto solenemente.

“Deus habita nesta cidade” ¹

O Evangelho do dia tem um ponto central assim foi lido:  “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes’!” Lc7; 31

Padre Afonso em sua homilia nos motiva a observar que Jesus no meio de nós pode passar desapercebido. Se Jesus nos olhasse em São Paulo, hoje, todos distraídos no celular, no trem, será que poderíamos vê-lo?

O que Jesus diria de nós, desta geração?

E ainda nos questiona: “Será que nosso olhar está aberto para olhar o Deus que caminha no meio de nós, ou estamos tão perto, mas tão anestesiados, que nossa Fé perdeu a sensibilidade para perceber as coisas de Deus”?

“Na Aliança de Amor devemos perceber Deus de uma forma original, nós como Schoenstatteanos, devemos enxergá-lo em todas as situações. No dia a dia, nas festas, churrascos, sentir a presença de Deus.

Que a Mãe Educadora, nos treine para um ‘olfato Schoenstatteano’ para sentir a presença de Deus, peçamos a graça da contemplação, que sensível o olhar se fortifique!”

Abertura do Ano João Pozzobon

Abrimos o Ano João Pozzobon, por iniciativa da Campanha da Mãe Peregrina que está preparando um momento especial para celebrar os 70 anos da Campanha. Para homenagear este momento, proclama o Ano João Pozzobon, com o lema: “Entendi a missão e por ela minha entrega foi total”.

Celebrações do dia

Pe Ailton Brito celebrou a primeira missa do santuário às 16h.

Na missa das 20:15h  Pe Afonso incentivou: “João Luiz Pozzobon, na sua simplicidade, na sua originalidade, acredito que foi contemplativo, ele soube unir sua vida de leigo à vida de fé, em seu trabalho na enxada rezava o Terço, tinha uma família para cuidar, mas fazia do seu trabalho uma oração. Tantas características dele vamos ouvir ao longo destes anos. Sugiro que possam se aprofundar em sua biografia e  ler: ‘Herói hoje não amanhã’; ‘140 mil Km andando com a Virgem Maria’ e outras fontes.”

¹ Lema do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

Texto: Sueli Vilarinho

Fotos: José Kataoka (noite) Carlos Otávio Pussoli (dia)