Recordar os 50 anos de São Miguel, uma história em nosso santuário

Jubileu de 50 anos da estátua de São Miguel- Um pouco da história

Em cada Santuário de Schoenstatt existe uma estátua do Arcanjo São Miguel, a quem a capelinha era consagrada desde o início. Quando, há muitos séculos, foi capela de um cemitério, o seu padroeiro era o Arcanjo São Miguel. Depois da restauração da capelinha, em 1914, esta estátua do Arcanjo São Miguel esteve no centro do altar, até ser colocada a imagem da Mãe Três Vezes Admirável, em 1915, passando assim a ficar na parte lateral como guarda e protetor do Santuário.

A estátua de São Miguel foi entronizada no Santuário do Jaraguá em 29 de setembro de 1969 foi uma doação de Miguel Devecchi e sua família. Foi restaurada pela primeira vez no ano 2000 e ganhou alguns contornos amarelos, pois era toda branca.

 

Com a restauração das paredes, a base de São Miguel foi trocada por uma peanha ou seja, uma escultura de madeira entalhada que dá suporte às obras sacras. Esta peanha com cores douradas envelhecidas estimulou que São Miguel ganhasse um novo tom em suas roupas e adornos.

 

Mãos que restauram

 

Padre Pedro Cabelo fez a primeira parte de reparos e tinta branca.

Sérgio Rodrigues de Souza, da Liga de Famílias do Jaraguá nos conta como foi: “Fui convidado pelo Padre Marcelo Aravena para restaurar a imagem de São Miguel, para mim foi motivo de alegria e uma honra. O trabalho foi oferecido à Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoesntatt Capital de Graças com muito amor, alegria e entrega. Durante o trabalho de restauração tive a contribuição de minha família tanto em compreensão e paciência como em sua realização. Nayara Souza, minha filha, também quis dar sua contribuição e dedicou seu tempo e habilidade, enquanto que minha esposa Nilza Regina Souza esteve no apoio. Nosso desejo era de que o resultado do trabalho ficasse muito bom para presentear nossa querida Mãe. A família esteve reunida por vários momentos em torno de São Miguel, isso foi muito bonito e gratificante”.

Convite a São Miguel

 

Quando finalizamos a restauração, realizamos um terço em agradecimento pela oportunidade de termos recebido a imagem de São Miguel em nossa casa, oferecemos também pelos casais da Liga de Famílias do Jaraguá e o convidamos o Santo Arcanjo para permanecer em nosso lar”.

 

Durante todo o trabalho estavam sempre presentes os Padres Marcelo Aravena e José Fernando Bonini que orientavam com suas pesquisas e opiniões.

 

Sérgio conclui: “Nós somos muito gratos pela oportunidade!”

 

Mãos que abençoam

No dia 25 de novembro de 2018  o neo sacerdote Deilton Coelho realizou sua primeira missa no santuário Sião, ele então após a missa em procissão recolocou o Santíssimo Sacramento no tabernáculo e acendeu a luz do sacrário. Abençoou a imagem de São Miguel que estava coberta e recém recolocada no santuário.

"São Miguel é o guarda do Santuário e o instrumento eleito por Deus, especialmente chamado para o serviço da nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt."¹ Nas palavras do Padre Kentenich atualizamos nossa Fé no arcanjo restaurado do nosso santuário Sião.

_____________________________
¹ P. Kentenich 29.09.1966

 

Texto; Sueli VIlarinho

Fotos: Arquivo dos Padres e Alex Formigoni

 

Amex Assessoria
Doe agora