Cristo, norma e Forma da nova Terra Mariana- Congresso de Outubro

Representantes do Jaraguá partilham sobre o Congresso de Outubro

No congresso de outubro de 2019, realizado em Atibaia- SP, dias 26 e 27,  sobre o tema: “Cristo Tabor, forma e norma da nova Terra Mariana” a Liga de Famílias esteve representada pelos casais Gilson e Nilseia Paula Dias e Sérgio e Rosana Moreira, também nosso conselho representado pela Giovanna Borges Leal e a Líder da Jufem Larissa de Cassia.

Sérgio Lambert Dirigente do grupo de membros da Liga de famílias do Jaraguá fala sobre o congresso:

Cristo Tabor, norma e forma da nova Terra Mariana

A primeira atividade que nossos representantes participaram foi na manhã de sábado. Em uma palestra realizada pela Irmã M. Diná B. de Souza sobre o tema do congresso, onde ela detalhou como o Padre José Kentenich desvendou a imagem de Cristo Tabor, imagem essa que foi a norma e forma de sua vida. E desde 1914, o Pai e Fundador identifica o Santuário como Tabor onde Maria revela as suas glórias, que é formar a imagem de Cristo em nós. A Aliança de Amor atinge seu objetivo somente se nos conduzir a Aliança com Cristo e com a Trindade.

Testemunhos de vínculo à Cristo

Em seguida, o Padre José Fernando Bonini, mediou uma conversa com representantes de ramos dos Institutos e Uniões, onde houve uma partilha como esses ramos cultivam o vínculo a Cristo. Um momento muito enriquecedor para todos os presentes, pois foi muito lindo ouvir esses testemunhos.

Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo

Na parte da tarde os ramos foram separados e trabalharam sobre a pergunta: “Como se reflete o Cristo Tabor no meu ramo?”

Como a Liga de famílias era o ramo com o maior número de representantes, foram feitos dois grupos, que chegaram a uma conclusão muito parecida que vivendo o nosso ideal de ramo levamos O Cristo Tabor para o mundo com o nosso exemplo de famílias cristãs que em todos os lugares, mesmo sem ter intenção, acabam sendo referência para os familiares, vizinhos, amigos, etc.

Passos de João Pozzobon

Após a missa e o jantar tivemos uma vivência sobre o tema do Congresso aplicado a vida do Sr. João Luiz Pozzobon, onde a família peregrinou ao Santuário, refletindo sobre sua missão, enquanto seus sapatos passam de mão em mão.

Adoração

Ao final da vivência foi exposto o Santíssimo e durante toda a noite ocorreu adoração, com revezamento de hora em hora. Assim cada pessoa teve a oportunidade de refletir tudo o que foi apresentado durante o dia diante de Jesus Eucarístico.

Lema que será formulado

No domingo, após a oração da manhã no santuário e o café da manhã, o padre Afonso Wosny, diretor da regional Sudeste, orientou as atividades onde o objetivo foi recolher ideias (palavras) que junto com as ideias de outras regionais da Família de Schoenstatt do Brasil, serão consideradas para formular o próximo lema e direção para os próximos anos.

 

Missa de encerramento e envio

Na santa missa, de encerramento Padre Marcelo Aravena, assessor da Liga de Famílias do Jaraguá e Caieiras,  fez uma síntese sobre a crise atual no Chile e como as crises sociais afetam a todos e como precisamos de ações concretas para combater a pobreza, para isso ele citou ações e gestos da Santa brasileira Irmã Dulce dos Pobres e apresentou como a espiritualidade e pedagogia de Schoenstatt pode colaborar na transformação do mundo: “É preciso ser Schoenstatt em saída, realmente ir para as ruas, encontrar-se com todas as pessoas.”

E repete as perguntas do congresso:

“Estamos aqui juntos para descobrir a vontade de Deus para nós hoje. Qual é?

 Onde e como refletir Cristo na nossa vida pessoal, familiar e apostólica?

Perguntas importantíssimas para serem respondidas com toda certeza com uma atitude nova e ações concretas. Isto é o que o nosso Pai Fundador expressou como nossa grande tarefa: Em Cristo e Maria, duas perguntas ajudam a criar uma ordem social. Hoje mesmo na nossa oração da manhã rezamos que queremos mudar com Maria os destinos dos povos. Mas que significa isso concretamente além de um positivo pensamento ou desejo espiritual?”¹

Para nossa Família do Jaraguá

Giovanna Borges Leal presidente do Conselho de Famílias, fala sobre o congresso:

“O Congresso desse ano, trouxe a temática do "Cristo Tabor: forma e norma da Nova Terra Mariana", foi uma oportunidade de dar graças por tudo que foi vivido em nossos locais no último ano. Esse ano de 2019 foi um ano muito especial: 50 anos de nosso Santuário Sião, Entronização do Cetro no Santuário de Atibaia e Coroação da Mater em Caieiras. Nosso regional tem muita vida, e no Congresso, os diferentes locais, ramos e gerações tem a chance de trocar experiências e reafirmar a unidade de nossa Família, enraizados carisma de nosso Pai e Fundador!” 

______________________

Texto Sueli Vilarinho/Sérgio Lambert

Fontes consultadas: http://www.schoenstatt.org.br/2019/10/27/cristo-tabor-forma-e-norma-da-nova-terra-mariana/

Fotos: Ir Nilza Silva e Milton Vendramine

¹Homilia Pe Marcelo Aravena, Congresso de Outubro 2019

 

Amex Assessoria
Doe agora