Espírito de Deus, infunde em nós o dom da Sabedoria ! 16/02/2020

Cristo me amou primeiro, Ele infunde em nós a Sabedoria

No domingo dia 06 de fevereiro de 2020, a celebração da santa missa foi presidida pelo Padre Gustavo Hanna Crespo, e concelebrada pelos padres Vandemir Meister, Argemiro Ferracioli, Marcelo Aravena e Roberto Bovolenta da diocese de Manaus.

A missa teve acento na Abertura do Ano da Família de Schoenstatt do Jaraguá e na peregrinação de um grupo do Terço dos Homens que voltava da Romaria que aconteceu no santuário de Nossa Senhora Aparecida no dia 15 de fevereiro.

Padre Gustavo, em sua homilia iniciou com uma pergunta e uma reflexão: Quem aqui ama a Deus?

“Amar a Deus é um mandamento, mas isto é tomado como um peso? Amar a Deus? Não!!

As leis não estão como uma forma, mas para dar um espírito e forma do jeito de viver. Uma lei nos liberta. Por isso posso dizer que eu amo a Deus com toda a liberdade”.

Ele refletiu como o mundo nos encaminha para inversão de valores, onde devemos seguir as leis do mundo. Mas alerta que Deus nos dá a sabedoria e dela sua Lei. Se Deus infunde em nós sua sabedoria, ela nos faz livres.

“Amo a Deus porque sou livre, e amo sobre todas as coisas pois ele me amou primeiro”.

Na Segunda parte, Padre Gustavo inclui o tema da Abertura da família de Schoenstatt do Jaraguá, que este ano segue o lema: “Cristo norma e forma da Nova Terra Mariana”

No Evangelho de hoje, pensavam que as leis seriam abrandadas, mas Jesus disse que veio para tirar a Lei, não iria tirar uma vírgula dessa lei que foi apresentada por Moises, mas por quê? Ele tinha que cumprir a vontade do Pai.

“O maior erro e pecado na nossa vida é ficar só na forma dessa lei, e não ser norma da vida, norma na forma de atuar. Ou ainda adequar as palavras de Deus nas nossas próprias vontades, não o que a Lei me revela e sim que a palavra fale o que eu quero. Muitas vezes podemos cair nesse erro. A palavra de Deus revela um plano no mistério de Amor para cada um de nós.

A lei de Deus é sinal de libertação, para nossa vida e como pessoa livre tenho direito de anunciar e dizer que é Deus que nos infunde o dom da Sabedoria”.

Padre Gustavo rezou: “Espírito de Deus infunde em nós o dom da sabedoria!”

Cristo nos ensina o modelo da nova Terra Mariana. Seguindo Cristo podemos viver essa terra de Maria. Aqui é a casa da Mãe, Nossa Senhora habita neste santuário, e é Cristo que nos ensina a caminhar pelo mundo com sua Mãe, como discípula, como aquela que diz sim e faz a vontade do Pai.

Este ano comemoramos os 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina no Brasil.  João Pozzobon recebeu uma missão no ano Mariano em 1951, ele tomou como norma e forma ser peregrino de Maria, um sim para toda a vida. Um exemplo de João Pozzobon para nossa família. Uma forma é levar a imagem de Deus para fora dos muros do Santuário.

A Mãe chega em todo o nosso país, como desafio no fim do Evangelho de hoje: Que nosso sim seja sim e nosso não seja não, que possamos ser coerentes com um Sim verdadeiro. Concluiu o Padre Gustavo.

Álbum completo no Face do Santuário

Fotos: Marcos R Bastos