Mário Hiliart elevado à Servo de Deus, hoje pelo Papa Francisco

O Papa Francisco promulgou o decreto de Servos de Deus, entre eles está Mario Hiriart Pulido, Irmão de Maria de Schoenstatt

22/02/2020- O Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servos de Deus. Entre os novos novos Servos de Deus estão Mario Hiriart Pulido, um Irmão de Maria de Schoenstatt

Vatican News publicou: “Com o reconhecimento das virtudes heróicas, serão Servos de Deus: o sacerdote diocesano Emilio Venturini, fundador da Congregação das Irmãs Servas de Maria Dolorosa, nascido em Chioggia no Vêneto (1842-1905); o sacerdote diocesano Pirro Scavizzi, de Gubbio (1884-1964); Emílio Recchia, sacerdote professo da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, nascido em Verona (1888-1969); e o leigo Mario Hiriart Pulido, nascido em Santiago do Chile (1931-1964).”

Breve biografia de Mario Hiriart Pulido:

Mario Hiriart Pulido nasceu em Santiago em 23 de julho de 1931. Em 1948 ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica do Chile, onde se formou em 1953 e foi professor de 1960 a 1963.

Em 1949 conheceu o Movimento Apostólico de Schoenstatt e decidiu entrar no primeiro grupo dos Cavaleiros do Santo Graal e nesse mesmo ano consagrou-se a Nossa Senhora como leigo do movimento. Ele trabalhou como engenheiro profissional na Corporação para a Promoção da Produção (CORFO).

Em 1957 viajou para o Brasil para ser formado no Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt e foi incorporado em 1959.

Em 1964 foi-lhe diagnosticado um câncer terminal enquanto estava em Milwaukee (Estados Unidos) para falar com o fundador do movimento, Pe. Joseph Kentenich. Ele finalmente morreu aos 33 anos de idade, em 15 de julho de 1964. No ano seguinte seus restos mortais foram repatriados para o Santuário de Schoenstatt em Bellavista de La Florida (Santiago).

Em 1998, a causa da sua beatificação foi aberta de maneira diocesana e esta fase foi encerrada em 2004. O processo foi decretado válido em 2007 a partir de Roma e em 2012 a positio foi apresentada para estudo pelo corpo de teólogos e cardeais.

Em novembro de 2019, o postulador da causa de Mário Hiriart, Pe. Eduardo Aguirre, tinha previsto que, da Congregação para a Causa dos Santos, "a resposta final foi que o Congresso de Teólogos tinha se expressado unanimemente de maneira afirmativa e sem nenhuma objeção à causa".

Cidade do Vaticano, 22-02-2020

_____________________________

fonte: Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-02/novos-beatos-santos-becciu-servos-de-deus.print.html