Amar se aprende amando, caminhar caminhando e ser mãe sendo mãe!

Reflexão do Pe Gustavo Hanna Crespo no dia das mães.

Domingo  dia das Mães

Andar se aprende andando

Quem de nós já presenciou os primeiros passos de uma criança, este simples e sublime momento que traça o primeiro caminho do seguro ao vazio aos braços de uma mãe. Esta é uma bela imagem que pode representar o Evangelho de hoje. “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”(Jo 14-1) diz Jesus.

Muitas vezes o coração fica perturbado porque andamos no vazio e no fim do túnel, no fim do caminho não sabemos o que tem. Assim como uma criança solta a mão de um porto seguro, hoje Jesus nos convida a nos abandonarmos e abandonar a nossa vida nas mãos de Deus e assim não ter em nosso coração a perturbação, mas a paz.

Que possamos fazer este exercício de dia a dia soltarmos dos nossos “portos seguros” e nos lançarmos nos caminhos de Jesus em seus braços.

As afirmações que Jesus faz, de quem é Ele nos ajuda a este abandono. Ele nos dá três palavras: Jesus é o caminho, é a verdade, é a vida. Aqui Jesus revela um pouco da sua essência para todos nós.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6) ele nos mostra que em sua pessoa e em sua missão é por onde caminhamos , para quê caminhamos,  e como caminhamos, isso não quer dizer que vamos saber como será o caminho, e por isto temos que fazer. Se colocarmos num aplicativo de GPS ele nos mostra o caminho, mas como vai ser cada estrada ele não mostra. Temos que fazer o nosso próprio caminho pois sabemos onde queremos chegar.

Amar se aprende amando

Como a criança antes do primeiro passo não tem ideia de como é se sustentar, mas se aprende no caminho.

Onde caminhamos, para onde caminhamos e para quê caminhamos?

Caminhamos neste mundo, aqui, e implica que sejamos testemunhas de Cristo

Onde caminhamos, neste mundo, peregrinos deste tempo como caminhamos? como Jesus caminhou, amando os pobres os amigos e os inimigos, sendo Luz e verdade para todos que se encontravam com Ele, e para todos que se encontravam com Ele. Sejamos sinal de Luz e não de trevas, de morte.

Para quê caminhamos? Para o encontro eterno com Deus Pai: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (jo 14, 6).

Ser mãe se aprende sendo mãe

Hoje o Evangelho para o dia das mães: só sabe ser mãe para aquelas que são ou serão!

A mãe tem que acompanhar o caminho dos filhos, corrigir e felicitar em suas metas. O exemplo de ser mãe é o mais completo de abandono nas mãos de Deus, como Maria, disse Sim, o abandono do Sim à vida. O Sim para a vida para o amor.

OBRIGADO MÃE POR NOS DAR O EXEMPLO E FORÇA DO AMOR

OBRIGADO MÃE POR SER O ROSTO MATERNO DE DEUS

OBRIGADO MÃE POR CORRIGIR OS NOSSOS CAMINHOS, POR FELICITAR

OBRIGADO MÃE POR ENSINAR A VERDADE E DAR-NOS A VIDA!

Santuário Sião do Jaraguá, 10 de maio de 2020

Homilia Pe Gustavo Hanna Crespo