Deus me conhece, conhece meu rosto e quer ter a minha amizade

Pe Gustavo Hanna faz sua reflexão no Deus que sempre presente nos dá talentos, nos chama e nos envia.

Neste domingo, 14 de junho de 2020, a santa missa foi celebrada no santuário pelo Pe Gustavo Hanna Crespo. Transmitida pelo facebook do santuário.

Pe Gustavo em sua homilia descreve um chamado a cada um de nós.

Deus sempre presente

As palavras de Deus nos levam a refletir a presença constante Dele no nosso mundo e a vontade que Ele tem de oferecer a cada um de nós a salvação, é um Deus que compartilha conosco, um Deus que nos chama a selar uma Aliança. No entanto ao longo da história Deus vai e chama o homem, chama novamente, envia o homem e dá sinais vivos de amor, sinais vivos de sua bondade.

Deus confia uma missão

Vemos na primeira leitura do êxodo, a história do Povo da Aliança, Deus que salva e liberta o povo e quer estabelecer um laço de comunhão e de familiaridade com cada um de nós. É um povo que tem uma missão muito concreta, um povo que Deus confia uma missão sacerdotal, a missão de servir ao seu Deus, a missão de fazer Deus presente neste mundo.

Deus nos chama pelo nome

O evangelho é de realidade vocacional, quando falamos de vocação, só pensamos na vocação religiosa, no chamado religiosos. Mas queremos ampliar este horizonte e ver que neste evangelho é Deus que chama a cada um de nós cada um por seu nome. É bonito ver como lista os doze apóstolos, o s que vão seguir seu caminho, caminho de viver nesta aliança e amizade com Deus e vai citando algumas características de cada um. Deus chama cada um de nós com nossos talentos, com as nossas fraquezas, não aquele que está do lado.

Deus conhece meu rosto

Por isso ele chama a cada um pelo nome e não aquele grupinho que vai me seguir. Isso nos dá a realidade que Paulo quer expressar na segunda leitura essa atitude que nós temos a missão da Aliança e amizade com Deus nossa missão. Nós conhecemos o nome dos nossos amigos, nós conhecemos os rostos dos nossos amigos, Deus conhece o nosso rosto e os nossos talentos o nosso desafio é dia a dia ir desvelando quem é este Deus em minha vida e na minha história, quem é este que quer caminhar comigo e que me chamou e me enviou a anunciar o seu Reino aos demais.

Deus quer minha amizade

Em toda a história do povo de Israel, esse povo também falhou e feriu esta Aliança, esta amizade, mas Deus quer selar e manter esta amizade conosco. A isto estamos chamados, ser grandes amigos de Deus e fazer dessa família uma família que comunga os mesmos critérios, que comunga a mesma fé e comunga de um mesmo pão.

Deus dá a cada um, um talento

Se fossemos atualizar o evangelho de hoje na ideia dos talentos, curai os doentes, ressuscitai os que estão mortos. Os talentos são a vocação de cada um que está chamado a curar, e ressuscitar, não só na área da saúde, mas também, um professor que é chamado a cura para a educação, na ignorância, um médico na cura física, um padre ou religioso na cura espiritual. Cada um de nossos talentos, vamos ver qual tido de cura e ressureição que Deus espera de cada um de nós.

Deus quer ter voz em nós, por amor ao próximo

E como termina o evangelho não só chama, mas envia, temos que escutar e anunciar a vós de Deus. De graça recebeste, de graça tens que dar. Se fossemos ver os agentes de saúde hoje que estão expostos a morte no dia a dia, pelo outro. Um talento tem quer ser compartilhado. Como amor ao próximo. Poderia renunciar este talento, e ficar em casa, mas pela sua vocação e talento decide mesmo exposto servir aqueles que mais necessitam.

Queremos juntos ser os grandes amigos de Deus, e ouvira a voz de deus, onde devemos estar e anunciar o Reino de Deus de fraternidade, justiça.

Peçamos que no dia a dia do nosso caminho voltar a Aliança com ele, no mistério que celebramos. Com o batismo somos estes discípulos somos chamados a anunciar esta grande missão que Deus nos tem confiado. Possamos fazer parte desta história que é libertadora.

Que assim seja!

Amém.