Encontrareis perseguições: Não tenhais medo!

Pe Marcelo Aravena na santa missa faz uma reflexão e nos convida a ser corajosos como Maria a grande Educadora na fé em Cristo Jesus

A missa de domingo dia 22 de junho de 2020 foi celebrada e transmitida pelo facebook do santuário. Pe Marcelo Aravena celebrou e deixou uma grande reflexão sobre os ensinamentos de Jesus que além de explicar sobre as perseguições encoraja a fé que Dele vem em nunca nos abandonar.

Encontrareis perseguições

No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus, depois de ter chamado e enviado em missão os seus discípulos, vai instrui-los e prepará-los para enfrentar as provações e as perseguições que deverão encontrar.

Partir em missão não é fazer turismo religioso, e Jesus admoesta os seus: “Encontrareis perseguições”. Assim os exorta: "Não temais os homens, porque nada há de escondido que não venha à luz. E não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”.

O envio em missão por parte de Jesus não garante aos discípulos o sucesso, assim como não os exime das falências nem dos sofrimentos. Eles devem ter em conta quer a possibilidade da rejeição, quer a da perseguição. Isto assusta um pouco, mas é a verdade.

O discípulo é chamado a conformar a própria vida a Cristo, que foi perseguido pelos homens, experimentou a rejeição, o abandono e a morte na cruz. Não há missão cristã sob o sinal da tranquilidade e da comodidade!

Dificuldades são possibilidades

 

As dificuldades e as atribulações fazem parte da obra de evangelização, e somos chamados a encontrar nelas uma oportunidade de verificar a autenticidade da nossa fé e do nosso relacionamento com Jesus.

Devemos considerar essas dificuldades como possibilidade para ser ainda mais missionários e crescer naquela confiança em Deus, nosso Pai, que não abandona os seus filhos na hora da tempestade.

Em meio às dificuldades do testemunho cristão no mundo, nunca somos esquecidos, mas sempre assistidos pela solicitude amorosa do Pai. Portanto, no Evangelho de hoje, por três vezes Jesus tranquiliza os discípulos dizendo: "Não temais”.

Perseguição nos dias de hoje

Hoje vivemos nossa própria perseguição, uma perseguição moderna no nosso país.  Trata-se de uma crise politica, econômica e sanitária.  Tudo esta como revoltado e inseguro. Temos problemas com a saúde, com o emprego, com o finaceiro.  Temos desafios no âmbito social com a violência, a discriminação racial e a criminalidade. 

Temos dores na família por falta de diálogo e respeito.  Custa muito pedir e dar perdão e agradecer por cada coisa boa no dia a dia.  Sim, da medo. Corremos o risco de ficarmos paralisados e imobilizados. Sim. Temos muitos adversários.  Isto é assustador!

"Não temais! Não tenhas medo, vai em frente! Estou contigo!

Mas em tudo isto o Senhor continua a dizer-nos, como dizia aos discípulos do seu tempo: "Não tenhais medo!".

Não esqueçamos esta palavra: perante qualquer tribulação, qualquer perseguição, algo que nos faz sofrer, escutemos sempre a voz de Jesus no coração:  Não tenhais medo de quem vos ridiculariza e maltrata, e não temais quem vos ignora ou vos honra “na vossa frente”, mas "pelas costas" luta contra o Evangelho.

Há muitos que diante de nós fazem sorrisos, mas por detrás combatem o Evangelho com suas más atitudes. Todos os conhecemos. Jesus não nos deixa sozinhos, porque somos preciosos para Ele. Por isso não nos deixa sozinhos: cada um de nós é precioso para Jesus, e Ele acompanha-nos.

Maria ajuda-nos na compreenção das circunstâncias

A Virgem Maria, Nossa Mãe, Nossa aliada na Aliança de amor, modelo de adesão humilde e corajosa à Palavra de Deus, nos ajude a compreender que no testemunho da fé não contam os sucessos, mas a fidelidade, a fidelidade a Cristo, reconhecendo em todas as circunstâncias, mesmo nas mais problemáticas, o dom inestimável de ser seus discípulos e missionários.

Não há tempo para estar com medo!

Ao contrario hoje é o tempo de ser corajosos como Maria!

Assim seja!

___________________

Santuário Sião do Jaraguá, 21 de junho de 2020.

Homilia Pe Marcelo Aravena

Texto: Sueli Vilarinho

Amex Assessoria
Doe agora