A Natividade de Maria, tempo de louvar à Deus

Que possamos ser discípulos de seu Filho Jesus

Hoje 8 de Setembro temos a alegria e o honor de celebrar outra festa mariana: A natividade de Maria.

Na Igreja católica celebramos numerosas festas de santos. Havendo, felizmente, milhares de santos, comemoram-se milhares de festas. Entretanto, não se celebra a data de nascimento do santo, mas sim a de sua morte, correspondendo ao dia da entrada dele na vida eterna. Somente em três casos comemoram-se as festas no dia do nascimento: Nosso Senhor Jesus Cristo (Natal); o nascimento de São João Batista; e a natividade da Santíssima Virgem.

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica e também da Igreja Anglicana, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.

Esta festa era celebrada na Igreja do Oriente católico muito antes de ser instituída na Igreja de Ocidente. Em Roma, já no século VII, encontra-se o registro da comemoração de tal festa. O Papa Sérgio tornou-a solene, mediante uma grande procissão. Posteriormente, Fulberto, Bispo de Chartres, muito contribuiu para a difusão dessa data em toda a França. Finalmente, o Papa Inocêncio IV, em 1245, durante o Concilio de Lyon, estendeu a festividade para toda a Igreja.

Neste dia temos outra oportunidade para louvar Nosso Deus e expressar gratidão pela grande graça com que Ele nos apresentou dando nos Maria como membro insigne da Igreja católica.  Nela se expressa o grande amor de Deus por nos que escolheu uma mulher como Maria para ser Mãe e Companheira de Jesus, Nosso Redentor. Hoje vamos novamente elevar nosso olhar para Maria Santíssima e comprometermos com Ela para ser nos também discípulos de seu Filho no meio do mundo.

Pe. Marcelo Aravena