Renovação da Aliança de Amor dia 18/09/2020

Padre Marcelo reflete sobre a mulher , discípula e fiel. Uma mulher, primeira da humanidade, a ser convidada para participar diretamente da obra da Salvação

Mulheres, Discípulas Fiéis de Jesus - Renovando a Aliança de Amor - 18/09/2020

Não houve no mundo, nenhum movimento de libertação da Mulher, comparável aquele do tempo de Jesus, que rompendo com uma estrutura arcaica, onde a mulher era renegada a um segundo plano, Jesus as chama para o discipulado. Distantes do fato histórico, nós não conseguimos nem imaginar este fato inédito e impactante.

Mulheres naquele tempo nem podiam falar, não davam opiniões em negócios, não eram testemunhas nos tribunais, eram apenas uma propriedade de seus maridos. No âmbito religioso também não havia espaço para elas, participavam dos sacrifícios no templo, mas em lugar a parte, escondido.

Jesus as acolhe como discípulas e isso era algo inédito naquele tempo. Aliás, é só prestar atenção na História da Salvação para percebermos a importância da mulher. As duas primeiras pessoas a terem certeza da Vinda do Messias, são duas pobres mulheres: Maria de Nazaré e sua parenta Isabel, os Grandes poderosos nem imaginavam o que estava acontecendo na modesta Vilinha de Nazaré. É uma mulher, a primeira da humanidade, a ser convidada para participar diretamente da obra da Salvação. É uma mulher que vai dar o seu “SIM” A Deus, consentindo que a Salvação comece a acontecer.

E em nossas comunidades, já fizeram uma estatística para ver quem participa mais das Pastorais e Movimentos? Nem precisam fazer, a maioria são mulheres, Guerreiras, lutadoras, abnegadas, despojadas, que se doam sem reservas á Igreja, na missão que lhes é confiada. Aliás, o que seria da Igreja se não fossem nossas mulheres?

O evangelista São Lucas faz questão de citar que, junto com os Doze, iam também mulheres seguindo Jesus, mulheres de condições sociais diferentes, gente do povo e gente da elite, vejam aí a Joana, esposa de Cuza, procurador de Herodes, Suzana sobre aquela não sabemos nada e muitas outras que ajudavam com o seus bens.

Quanto a Madalena, da qual saiu sete demônios, ninguém precisa pensar mal dela, Demônio é tudo que se opõe as forças do bem, mas são também forças que nos escravizam.

Como a sociedade civil e religiosa marginalizava as mulheres, estas se julgavam inferiores, portanto sempre submissas aos homens, o Discipulado as liberta pois, como seguidoras de Jesus, falam e dão opinião, não são apenas servidoras do grupo.

Portanto, a verdadeira liberdade da mulher está em Jesus Cristo, e o discipulado, vai amadurecendo a mente e o coração cada vez mais, e o testemunho das mulheres são valiosíssimos em nossas comunidades, quando elas vivem a autenticidade da Fé.

Caros irmãos e irmãs, hoje celebramos e renovamos o dia da Aliança de Amor no ano em que também comemoramos o 100º aniversário da entrada das mulheres em Schoenstatt.  Tal como a Igreja não pode ser imaginada sem a intervenção e contribuição essencial da mulher, Schoenstatt não pode ser imaginado sem a participação da mulher como parte vital e indispensável da mulher.  Tal como não podemos imaginar a Igreja sem Maria, não podemos imaginar Schoenstatt sem ela, a nossa Mãe Rainha.

Considero que não há Movimento Católico como o Movimento de Schoenstatt, devido ao seu espírito e protagonismo mariano que seja mais feminista que o nosso. Feminista no bom sentido da palavra.

Nos, nos consideramos por Maria um movimento que destaca e anuncia os valores da feminidade de forma especial mas também o compromisso irrenunciável da mulher na obra evangelizadora de Jesus. Segundo seu plano de amor e redenção, Deus não quer liberar e redimir o mundo sem a mulher.

Sem dúvida, os 100 anos das mulheres em Schoenstatt têm sido uma grande fonte de graças e bênçãos para as nossas comunidades. Agradecemos a Deus por este grande presente.

A nossa tarefa agora é, que juntos, homens e mulheres unidos na realidade da Aliança de Amor, vamos construindo o Reino com o qual o nosso fundador sonhou.  Aquele mundo que é lindamente descrito no Hino da minha terra.

Gostaria de terminar esta reflexão, citando um verso desse Hino 600:

Conhece a terra tão cálida e acolhedora,

Que o eterno Amor construiu para si,

Onde corações nobres pulsam

Intimamente unidos

E se suportam com alegria sacrificial;

Onde abrigando uns aos outros,

Se inflamam e afluem para o coração de Deus;

Onde brotam torrentes borbulhantes de amor

para saciar a sede de amor no mundo?

Sim, eu conheço esta terra maravilhosa,

é o prado de sol no brilho do Tabor,

Onde nossa Senhora Tres Vezes Admirável

Impera no meio de seus filhos prediletos

E retribui fielmente todos os dons de amor,

Revelando sua gloria,

Sua infinda e rica fecundidade:

é minha terra natal,

Minha terra de Schoenstatt!

Pe. Marcelo A.

Assessor