Nossa Senhora Aparecida, solenidade

De mãos postas em prece, pedir graças.

Neste dia 12 de outubro de 2020 a solenidade de Nossa Senhora Aparecida foi celebrada no Santuário Mãe Rainha do Jaraguá, São Paulo pelo padre Gustavo Hanna Crespo do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt do Brasil. Acompanhado pelo diácono Rafael Motta e pelo seminarista Maike Andrade. Havia cerca de 300 pessoa em espaço aberto, com as recomendações sanitárias de segurança da pandemia do Novo Corona Vírus.

A celebração se deu em espaço aberto, perto da natureza, à sombra do santuário da Mãe de Deus, tomamos como nossa grande Igreja essa natureza, que Deus concede ao povo brasileiro, é difícil ver um lugar tão verde e estar no meio dele para contemplar os Mistérios de Jesus.

Na história de Nossa Senhora Aparecida que não houve aparição, e sim houve há 303 anos atrás, um encontro de uma imagem nas águas do rio Paraíba do Sul, também no meio da natureza. Essa Mãe que vem ao encontro do seu povo, vem num momento muito concreto da história do povo brasileiro e de sua dificuldade.

Em sua homilia o Padre Gustavo passou por sua história de encontro, de restauração e de fé do povo brasileiro. Na certeza de pedir graças, ser atendido e ser testemunho aos demais irmãos.

Poderíamos dizer que essa é a Mãe que vem ao nosso encontro hoje?!

Sim! Neste tempo de dificuldade, neste tempo de escravidão da pandemia, a Mãe novamente vem ao encontro de seus filhos. Queremos rezar e pedir, especialmente neste dia de hoje por todos nós brasileiros: Que ela nos acolha em seu manto, que ela nos acolha e saia ao encontro daqueles que mais sofrem.

A história de Aparecida é tão rica e desde crianças começamos esta devoção ou pela vó, ou pelos pais, por uma tia, mas a presença tão marcada faz com que mesmo nas tribulações queremos visitar a Mãe de Deus neste dia.

A história de Aparecida, de um povo sofrido, que quer ser libertado, que quer ser filho. Com tantos relatos de norte a sul, todos nos reunimos em torno da imagem do povo brasileiro, em qualquer país como povo brasileiro nos encontramos com a nossa cultura através desta imagem.

Estar sempre de mãos postas em prece

Há alguns anos, antes da celebração dos 300 anos, a imagem original caiu e quebrou em mais de 200 pedaços e foi restaurada. Foi uma história de restauração, e ela também veio para restaurar a liberdade de filhos, e hoje quer restaurar nossas vidas, nesta história de mais de 40 anos atrás. São João Paulo II em uma homilia lembrou que a única parte que ficou inteira foi a parte das mãos postas em prece, e nos recorda que em momentos de aflição, em momentos que precisamos ser restaurados por Deus, essas mãos não podem se soltar, como as mãos postas em prece de Aparecida.

Pedir, cada vez mais

Em todos os momentos nos ensina que podemos recorrer a Deus Pai, e em pequena imagem que representada também em nossa pequenez e humildade quer fazer grandes coisas: basta nos vincularmos a Ele. De mãos postas em prece, pedirmos o que tanto necessitamos. No Santuário Nacional de Aparecida, existe a sala de promessas, é tanta expressão de fé, mas também o que sustenta o Santuário é esta fé.

Promessas ou Capital de Graças?!

Pedir o que tanto necessitamos. O que sustenta são as grandes graças, que por meio de Maria, Deus concedeu ao povo, a sala de promessas está em baixo e sustenta todo o grande teto. A mesma coisa acontece com o nosso Santuário da Mãe Rainha com a realidade do “Capital de Graças”, o que sustenta a vida deste santuário é a fé do povo, a fé de cada um de nós, como alicerce. Exemplo de vida de fé, isso é testemunho tanto a sala de promessas como nossa talha do Capital de Graças, é um testemunho para àqueles que virão, que grandes coisas Deus fez em nossa vida por meio de Maria, que grandes coisas Deus fez no mundo e trouxe a salvação do mundo por meio de Maria, sendo ela, Mãe de Jesus Cristo Salvador.

Nós queremos ser este grande testemunho pelos méritos de Cristo e que Deus nos concede grandes graças. Não tenhamos medo de pedir à Mãe, pensamos que pedir muito pode diminuir nosso “banco” de pedidos, não! Quanto mais pedimos maior é o vínculo com Deus, essa mão posta em prece ajuda com que nós possamos seguir firmes na caminhada.

Rezamos à Mãe Aparecida que abençoe todo povo brasileiro, rezamos que hoje possamos estar aqui celebrando, que com a graça de Deus temos este espaço, saindo aos poucos do tempo de pandemia. Peçamos que nos guarde, como peregrinos dela:

Vem!! Vem Maria ao nosso encontro!

Álbum de fotos no facebook do santuário- Click aqui

______________________________________________

Fonte: Homilia Pe Gustavo