Biografia do Padre Antonio Lobo - em memória

“Sicut Pastor” nosso bom pastor foi para o céu

Antonio Ribeiro Lobo nasceu no dia 23/12/1931 em uma família numerosa em Paços de Ferreira, uma pequena cidade localizada no norte de Portugal, ao lado do Porto. Desde muito jovem, levou em seu coração o desejo de seguir Jesus no sacerdócio, mas não sabia se isso se realizaria. Depois de ter conhecido a Venerável Serva de Deus, Silvia Cardoso, tia de Pe. Miguel Lencastre, esse caminho se tornou possível. Ela o apoiou economicamente para que pudesse realizar sua formação ao sacerdócio. Ingressou então na Comunidade dos Padres Palotinos, a SAC; estudou em Portugal e na Suiça. Doutorou-se em Filosofia, Psicologia e Línguas Ibéricas pela Univerdiade de Coimbra. Foi o primeiro português a selar a Aliança de Amor no dia 22.08.1959. No dia 21/12/1960, foi ordenado sacerdote em Friburgo, na Suíca. Chegou a Lisboa para atuar apostolicamente no ano 1962 e ao Brasil, em 1970. Quase 50 anos de vida sacerdotal em terras brasileiras e quase 60 anos de vida sacerdotal.

O encontro e a convivência com os seminaristas palotiunos chilenos na Suiça foram determinantes na sua caminhada de vida e no encontro com a espiritualidade de Schoenstatt. Ao ser fundado o Instituto Secular Padres de Schoenstatt, ele decide ingressar na então “Nova Comunidade”, saindo assim dos Palotinos. Foi membro do Curso “Sicut Pastor” (Como o Pastor), formado por brasileiros e ele, português. A missão do Curso era: salvar a herança do Pai Fundador, o Pe. José Kentenich, em Portugal e no Brasil, cultivando antes de tudo a bondade e a compreensão mútua, buscando encarnar a imagem do Bom Pastor.

Pe. Antonio foi pároco, professor em Colégios, Universidades e Seminário; foi Capelão do time de Futebol paulista, Palmeiras, colaborou na pastoral do Santuário Sião do Jaraguá - São Paulo e também foi assessor dos Ramos femininos do Movimento Apostólico de Schoenstatt em Caieiras. Pertenceu à Central Nacional de Asessores do Movimento no Regional Sudeste na décadas de 1980 e 1990.

Viveu durante muitos anos em Londrina - Paraná, onde foi confessor no Santuário de Schoenstatt, na Catedral da cidade, e em outros lugares durante muito tempo. Com leigos fundou a “Casa de Maria - Centro de apoio e recuperação a dependentes do álcool e da droga”, em Londrina - Paraná; dedicou-se durante vários anos a essa casa como parte da mesa diretiva, capelão e diretor espiritual. Na entrada da “Casa de Maria”, encontra-se a imagem da Mãe Rainha de Schoenstatt, que ele entronizou e a quem confiou a transformação interior de todos os que ali chegavam para tratamento.

Pe. Antonio Lobo foi um homem autêntico e alegre. Gostava de brincar com as crianças, fazer “mágicas” e brincadeiras com os pequenos.  Gostava muito de música e sempre contava, que adquiriu o gosto pela música através do pai, que tocava clarinete. Cantava bem e gostava que cantassem com ele. Profundamente religioso e piedoso, deixou-nos um grande testemunho de uma vida de oração constante, especialmente, nas últimas décadas de sua vida. Homem do terço, das visitas ao Santuário de Schoenstatt e ao Santíssimo Sacramento. Quando entrava em casa, em Londrina, o primeiro que fazia era ir ajoelhar-se diante do Santíssimo e dizia: “gosto de cumprimentar o dono da casa”.

Que o Bom Pastor o receba em seu Reino e nossa Mãe Rainha, "linda, preciosa e encantadora", como ele dizia, o recompense por toda a sua entrega.