Sagrada Família de Nazaré, uma família que gera missão de amor

Cada família é iniciadora de fé, com amor a família se faz vínculo de perfeição

No domingo dia 27 de dezembro, 2020, dia dedicado a Sagrada Família de Nazaré, o Pe Gustavo Hanna Crespo presidiu a celebração.

Em sua homilia, o padre faz uma reflexão sobre o amor em nosso dia a dia e família como vínculo de perfeição do amor de Deus por nós.

Missão da família começa em Belém

Linda missão que acontece na noite de Belém, que não só aconteceu o grande mistério de Deus se encarnar por cada um de nós, mas colocou no homem e na mulher uma grande missão de formar família e ser o seio da fé.

Jesus quis nascer numa família, Jesus quis ter uma família. Ele poderia ter vindo de outras formas, mas quis consagrar o início da fé de toda pessoa. Todo amor aqui na família.

Notícias que surpreendem e indicam a missão

Provavelmente os pais e mães já se surpreenderam, quando escutaram algo do filho, para o bem ou não. No caso do evangelho de hoje e as profecias: Que difícil terá sido para Maria escutar: “Uma espada transpassará teu coração”. Em nosso caso, de filhos, que tem que contar algo aos pais, nunca sabemos a reação dos pais, mas que Deus faz a missão para cada um. Nós não somos em série iguais, mas cada um tem uma missão que Deus confiou, que Deus criou de forma especial para fazer um pedacinho Dele aqui na terra, no seio de uma família.

Amor exige acolhimento de limitação, fragilidade e necessidade

A Segunda leitura diz que o amor nos leva ao vínculo do amor nos leva a perfeição, é o amor que nos faz perfeitos porque o próprio Deus é perfeito é amor.

No tempo de pandemia, que tivemos que ficar muito tempo em casa, esse vínculo de amor, no começo foi fortalecido, ficar juntos,  se ver mais, mas com o tempo muitos tiveram esse vínculo afetado a abalado por nossas palavras, por nossos gestos, pela palavra dos outros e tivemos que reaprender a ser família. Neste tempo nos cabe perceber se a perfeição está no vínculo do amor, o amor também exige que nós acolhamos a necessidade, a limitação e a fragilidade de quem está ao nosso lado. Só assim será um reino de amor em nossa família.

Não somos perfeitos em capacidades, nem nos talentos, mas perfeito no amor, nos vínculos e no que Deus nos deu de mais precioso que é o amor.

Amar se aprende amando, caminhar caminhando

Nesta festada Sagrada da Sagrada Família, que nós  possamos ter em mente que tal como São Paulo nos disse sobre o amor, aprendemos a amar e a nos suportar, para que o vínculo do amor e da perfeição cresça; nosso fundador Padre José Kentenich dizia, nós só aprendemos a amar amando, fazendo a experiência de amor, amando igual uma criança que só aprende a caminhar caminhando, o amor é um processo. Um processo do nosso interior que temos que cultivar.

Pode deixar Senhor o teu servo ir em paz

Pudemos experimentar e gerar o amor, com toda liberdade

Neste dia eu pude amar e ser amado.

Texto: Sueli Vilarinho

vídeo: Carlos Pussoli