Santa Mãe de Deus

Queremos caminhar nos próximos dias, semanas e meses de mãos dadas com Maria

Comemorando a Solenidade da Teótocos: Portadora de Deus ou Mãe de Deus - 01/01/21

Um pouco de historia para entender essa festa
A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, é a primeira festa mariana a aparecer na Igreja ocidental. Sua celebração começou em Roma por volta do século VI, provavelmente junto com a dedicação - em 1º de janeiro - do templo "Santa Maria da Antiguidade" no Fórum Romano, uma das primeiras igrejas marianas em Roma.

Esta festa mariana encontra uma estrutura litúrgica mais adequada na época do Natal do Senhor; e ao mesmo tempo, todos os católicos começam o ano pedindo a proteção da Santíssima Virgem Maria.

Éfeso, o primeiro concilio mariano

No ano 431, o herege Nestório ousou dizer que Maria não era a Mãe de Deus, dizendo: "Então Deus tem uma mãe? Então não condenemos a mitologia grega, que atribui uma mãe aos deuses". Em resposta, os 200 bispos do mundo reuniram-se em Éfeso - a cidade onde a Santíssima Virgem passou seus últimos anos - e, iluminados pelo Espírito Santo, declararam: "A Virgem Maria é de fato a Mãe de Deus porque seu Filho, Cristo, é Deus". E acompanhados por todas as multidões da cidade que os rodeavam carregando tochas acesas, fizeram uma grande procissão cantando: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte". Amém".

Da mesma forma, São Cirilo de Alexandria comentou: "Dir-se-á: Nossa Senhora é a mãe da divindade? A isto respondemos: a Palavra viva e subsistente foi gerada pela própria substância de Deus Pai, ele existe desde toda a eternidade... Mas com o tempo ele se tornou carne, e assim pode ser dito que nasceu de uma mulher.

Mãe de Jesus

"Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” - Lucas 1,38

É a partir desse fiat, que Santa Maria responde com firmeza e amor ao Plano de Deus; graças a sua generosa doação, o próprio Deus se encarnou para nos trazer a Reconciliação, que nos liberta das feridas do pecado.

Maria de Nazaré, a cheia de graça, ao assumir em seu ventre o Menino Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, torna-se a Mãe de Deus, dando tudo de si por seu Filho; vemos então que tudo em seu ventre aponta para seu Filho Jesus.

É por isso que Maria é um modelo para todo cristão que busca, dia após dia, alcançar sua santificação. Em nossa Santa Mãe Maria encontramos o guia seguro que nos introduz na vida do Senhor Jesus, ajudando-nos a nos conformar com Ele e a poder dizer como o Apóstolo São Paulo: ”Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim” - Gálatas 2,20.

Vivamos o Ano 2021 com Maria

O ano 2021 esta a iniciar seus dias. Depois de um ano 2020 muito desafiador queremos caminhar nos próximos dias, semanas e meses de mãos dadas com Maria. Mais do que nunca, precisamos de sua proteção e motivação. Estejamos confiantes porque ela nos cobrirá com seu manto maternal, como fez com Jesus, seu Filho. A Mãe de Deus vai se mostrar como nossa boa e poderosa Mãe.

Pe. Marcelo Aravena

Dados históricos de ACI Prensa