Deus está conosco em todos os acontecimentos

Primeiro domingo da quaresma, deixar-se guiar pelo caminho da conversão e fé em Cristo

Primeiro domingo da quaresma,21 de fevereiro de 2021, no santuário a santa missa foi celebrada pelo Padre Gustavo Hanna Crespo.

Em sua homilia o padre motiva a crença da proteção de Deus em qualquer situação e que a quaresma seja um caminho de conversão com a ajuda aceleradora da fé. Assim disse:

Proteção e vida

A primeira leitura nos mostra que Deus promete proteção e vida com a sua aliança. Grande promessa na leitura do gênesis logo depois do dilúvio para a purificação da terra. E novamente nasce uma aliança. Deus no protege e nos dá a vida eterna.

Esta semana por três vezes houve um arco íris aqui no Jaraguá , em meio ao pensamento, que Deus cuida de nós e mostra sua presença nas pequenas coisas. “Eis que vou traçar no céu o meu arco da aliança” na beleza do arco íris uma beleza de Deus.

São Paulo vai resgatar que no batismo somos inseridos, estamos entrando na realidade da aliança, não com uma aliança que vaTi passar e sim que permanece, que irá nos proteger e dar a vida eterna. A água do batismo é também um sinal da aliança, que Jesus pede que nós selemos uma aliança, ou que reatemos o vínculo.

Certeza da presença de Deus em todos os acontecimentos

Isto não quer dizer que ao selar a aliança Deus nos vai poupar das coisas próprias desta vida não quer dizer que não haverá sofrimento, tristeza desespero e angústia. Mas a certeza que Deus nestes momentos está presente. Ele sempre estará conosco e devemos nos esforçar pelas batalhas da vida e dizer “Senhor lute comigo”, como no evangelho cita 40 diz no deserto tentado, ele assumiu nossa condição humana, exceto no pecado, e sofreu nesta vida, foi tentado. Que nós não coloquemos em dúvida se temos tristezas ou estamos sendo tentados então não temos uma aliança, não!! É na tristeza, na alegria em todo momento esta aliança se faz presente. Sinal de vida.

40 dias como sugere a quaresma é para fazer um caminho, passo a passo, como numa gestação que se cuida, protege e nasce no seu tempo. Neste tempo entramos no útero da nossa fé e somos gerados por Deus na fé e conversão.

Neste tempo não só “buque de flores de oferecimento e renúncias”¹, mas que possamos viver um tempo de crescer novamente na fé, no ponto em que cada um esteja.

Hoje eu quero crescer na fé e viver para ti

Jesus disse depois dos 40 dias e 40 noites que o reino de Deus está próximo, convertei-vos e crede no evangelho.

A conversão é a mudança de caminho, segue outro, o velho não existe mais, em termos militares também como o soldado, conversão a direita, ele vira e não olha para trás. Escolha o caminho de Deus e o que ficou para trás fica no mar da misericórdia.

Também precisamos da fé para acelerar e para não ficar estacionado na vida de fé. O caminho é para a vida, Jesus já marcou o caminho. Que possamos na quaresma a força da graça da conversão e dizer por aqui vai  o caminho da  fé  e da vida.

Texto Sueli Vilarinho

Foto e vídeo: Marcos Schimidel

¹ citação do Papa Francisco

Álbum completo das fotos entre aqui