Padre Rafael à serviço da Basilica Sant'Ana

Instituição do novo Vigário Paroquial , o padre Rafael T. Mota do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt do Brasil

Verdade e Amor são os caminhos do Senhor!

 Salmo da missa de recepção e nomeação do Padre Rafael ao serviço de Vigário Paroquial  da Basílica Sant’Ana em São Paulo, SP

 

 

No dia 21 de fevereiro de 2021 o padre Rafael Tavares da Mota do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt do Brasil foi recebido na Basílica Sant’Ana, no bairro de Santana (São Paulo- SP) onde foi instituido Vigário Paroquial, pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Região Episcopal Santana Dom Jorge Pierozan.

Estavam presentes Padre José Fernando Bonini, Padre Gustavo Reitor do Sião do Jaraguá, Padre Severino Araújo Pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição no Jaraguá, região Episcopal Brasilândia, Padre Clodoaldo Kamimura, o diácono Vinício da casa, e Reitor da Basílica Padre Beto e o Padre Sullivan também vigário da Basílica.

Ao início da celebração houve a leitura do decreto de nomeação e provisão de Vigário Paroquial, assinado por Dom Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo, com data de instituição em 15 de fevereiro de 2021.

Padre Rafael fez a manifestação de sua fé que ensina e vive na mesma fé do povo do lugar. Assim fez sua profissão de fé.

Em sua homilia o Bispo Dom Jorge fez seu acolhimento e envio à nova tarefa do Padre Rafael e dirigiu-se a à Comunidade dos Padres de Schoenstatt pela confiança de seu padre recém ordenado. Além da reflexão das leituras e evangelho do dia.

Dom Jorge Direcionou as palavras ao Padre Beto, Reitor da Basílica: “Com mais um padre buscamos a excelência ao atendimento às pessoas que vêm aqui, na Casa da Vó, na casa de Deus, com as missas diárias e até 3 missas por dia.”

Ao Padre José Fernando: “Agradeço ao Pe José Fernando Bonini que confiou um padre tão jovem, para a primícias do seu ministério, e este ano marcará muitas coisas, será uma boa arrancada, que bondade do provincial em nos dar você Rafael. Este será um lugar que possa exercer serenamente o seu ministério até o ano que vem. “

A comunidade: “Agradeço todos os padres e irmãos aqui presentes”

A reflexão incluiu parábolas, chamadas para conversão, e oração nesta Quaresma.

 “Começamos a Quaresma deste ano, com as cinzas recordam o tempo da esmola jejum e oração, tempo de meditação além do tempo de penitência, tempo de graças que Deus derrama aos que se colocam em oração.

Qual a melhor maneira de vivermos este tempo tão rico? Nada melhor que colocarmos em prática o versículo do Evangelho e hoje fazendo algum proposito nas 3 áreas que Jesus aponta: oração, caridade e jejum.

Na Primeira leitura Deus quase desanima a criação. Mas nem tudo estava perdido, a narrativa do dilúvio é uma forma de mostrar como Deus ama a criatura e quer o seu retorno. Um dia acontecerá o retorno, não  amanhã cedo, e nem no mês que vem, talvez seja necessário algum fogo, talvez milhões de anos, mas algum dia a criatura recuperará a beleza primórdios do início, a criatura estará totalmente voltada ao criador e neste dia será então a hora do retorno, com a beleza e santidade primitiva. Pode ser que tenha alguns ou muitos, mas será neste dia tudo voltará a ser como era antes do paraíso perdido.

Na segunda leitura sobre o purgatório, ali diz no espírito ele foi pregar no espírito da prisão. Só Jesus é o caminho a verdade e a vida, então todos os que morreram antes de Jesus estavam como acorrentados por satanás.  Ressuscitado foi até eles e libertou os que eram merecedores da salvação.

O Espírito Santo levou Jesus ao deserto, como em outra narrativa ao deserto...  há um diálogo entre satanás e Jesus e me chama a atenção que satanás cita as escrituras. Quando alguém te aborda na porta da sua casa, jogando alguns versículos de ré para trás etc. não se impressionem, até satanás sabe citar as escrituras. (..) tem muita gente que vive as escrituras sem saber um versículo decor.

No evangelho diz que Jesus vivia entre animais selvagens e os anjos o serviram, aqui há um paralelo entre a situação de Jesus e a nossa vida. Estamos neste mundo que é o deserto e como deserto não há nada que nos possa satisfazer, estamos a mercê do demônio que busca nos perder c as tentações que o mundo oferece há animais selvagens que vivem para fazer o mal, destruir a paz para destruir a harmonia. O tempo de 40 dias que fala no texto significa o tempo de nossa passagem pelo mundo e temos a graça de Deus que se manifesta aos que o buscam que são como anjos em nossas vidas, anjos nos guiam. Há pessoas que são como anjos em nossa vida e como há espíritos das trevas a nos tentar, há anjos a nos proteger.

 Buscar a conversão cada dia, não confiemos em nossas forças, mas somente m Jesus Cristo e sejamos alertas, pois o pecado bate a nossa porta quando menos esperamos. Nas escrituras Jesus diz: Vigiai e orai para não cair em tentação. Uma vida, atrelada ao pecado não é uma vida feliz, o pecado adia e impede de sermos felizes.

Numa reunião dos animais a lagarta disse que ia voar, todos riram menos a borboleta.  Moral: Caminha com quem acredita em você e não com quem te desanima e suga suas forças...(...) bonito quando o pai apoia, vamos junto!! E a pessoa vai e tem coragem sem o povo “do contra”.

Quando vemos uma borboleta viva e cheia de vida, lembremos da luta que viveu até ali, o casulo, chegou até aí e o abandonou quando chegou a hora. Jesus também se prepara nos retiros de silencio para ser mestre. Jesus retirou-se para um local solitário a fim de rezar.

 A borboleta tem um tempo até as asas ficarem prontas, uma fábula diz que um homem observava um casulo e observava que a lagarta fazia um esforço grande e o homem abriu para ajudar, ela saiu, mas ela caiu pois ainda não estava pronta. O esforço é necessário para fortalecer suas asas. Sem suas asas não pode sair do casulo.

O esforço que fazemos nos acontecimentos de nossa história são necessários para fortalecer as nossas asas, pois sem elas jamais conseguiríamos voar.

Quando buscamos a felicidade como resultado imediato a tendência é atropelarmos o processo natural que a vida oferece.

Algumas vezes nós a exemplo do homem da fábula nós atrapalhamos o curso natural da história de quem está ao nosso lado tardando ou até impedindo que a pessoa seja feliz. Olha seremos cobrados pela infelicidade daqueles que podiam se felizes sem a nossa intromissão. nos alegremos com a felicidade das pessoas.  Jesus nos chama a purificação dos nossos pecados. Se aproxime da luz saia das trevas sinta-se iluminado e deixe-se conformar a santidade daquele que vence satanás para nos dar o céu nesta quaresma.

 Temos mais uma oportunidade de nos aproximarmos da santidade de Deus. Desejo a todos uma santa Quaresma!”

Dirigindo-se ao Padre Rafael: “Ao nosso irmão Padre consagrado pela imposição das mãos o Senhor tem aqui a responsabilidade de exercer o ministério a caridade, ministério da escuta, da direção espiritual. A imposição das mãos vem desde o tempo dos apóstolos, não inventamos, é um gesto de 2000 anos, com um sinal da prática da escura em exercer o ministério da alegria no meio do povo de Deus.

Recomenda ainda: “Com a ajuda de Deus o Senhor deve portar-se de modo que sempre reconhece no Senhor um verdadeiro Pastor um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo que veio para servir e não para ser servido. Que o Senhor sirva a Deus servindo o povo e sirva sempre com muita alegria, sempre com alegria! Procure de todo o coração fazer a vontade de Deus, pois as ovelhas deste local necessitam de alguém que ajude a orientar no caminho dos mandamentos, na estrada que leva a Jesus, que dê o seu tempo por elas. O demônio planta suas sementes, nas famílias, parentes, grupos de Watsapp, diria não rege estas sementes, apenas a semente da fé da concórdia, não regue s a semente do demônio, não deixe crescer e nem seja quem deixa crescer no meio do povo. A família quer ver a figura do bom pastor o farol, uma luz que ilumina através das boas obras, que faça acontecer o reinado de Jesus, sejamos presença, seja presença do sagrado, presença do céu aqui neste lugar. Coloque seu pastoreio sobre a intercessão da Senhora Sant’Ana seja em vindo e seja muito feliz neste lugar.

Padre Rafael fez um juramento de fidelidade diante da comunidade e de Dom Jorge.

Padre Beto, reitor da Basílica contou que a Basílica tem 125 anos, mas a região Santana muito mais, e que pessoas e histórias passam por aqui, Contou de um Senhor que casou aqui há 54 anos e ao voltar se emocionou ao ver o relógio que data de 125 anos atrás e que ele mesmo o consertou. Assim deverá ser o acolhimento pessoal a cada um que passa na Basílica. Pediu a Proteção de Sant’Ana e a proteção dela aos demais padres presentes.

Padre José Fernando  expressou sua gratidão a Dom Odilo, Dom Jorge e deixou uma bênção ao Rafael:  “Alegria neste momento, agradecimento a Dom Odilo, viu que este era o melhor lugar para o Padre Rafael, e confiamos no ministério Episcopal agradecemos a acolhida do nosso Instituto há mais de 50 anos nesta arquidiocese, no Jaraguá.

Pensava hoje quando ouvia o Senhor, Dom Jorge na história. Eu como pároco no Jaraguá dei a primeira comunhão ao Rafael. Existe uma forma especial dos pais devem entregar aos seus filhos que são raízes e as asas, não podem faltar na educação, Rafael recebeu de seus pais, avós , e creio que parte de nossa missão do Instituto é continuar este processo com raízes e asas, Rafael suas raízes estão no santuário, mas nas  asas que  recebeu tem que voar. Nos alegramos e confiamos que é um irmão com muita criatividade, dom de Deus para ele, espero que também a criatividade possa servir o povo de Deus.  Deus te abençoe!”

Padre Rafael  agradecido expressou sua humildade: “Querido Dom Jorge queria me sentir como esta lagarta, que não tinha medo... Aos  meus queridos amigos do Jaraguá obrigada por me acompanharem, e aos paroquianos aos quais espero desenvolver uma amizade, e acredito que não poderia ser em um tempo melhor como na Quaresma pois é um tempo de conversão e para vocês e para mim, espero converter meu coração mais próximo de Cristo ser para vocês aquele que aponta o caminho, mas também  aquele que caminha com vocês.

 Quero fazer este caminho de aprendizado e humildade e conto com a ajuda e oração de vocês. E que também seja um tempo de serviço. Foi o Espírito Santo que abriu as portas e quero com muita humildade me colocar à disposição de vocês, que seja um tempo fecundo e conhecimento e alegria para ambos. Contem comigo!

Assim foi concluida a missa com a bênção final do Bispo Dom Jorge.

O que é estágio pastoral?

O estágio Pastoral é um tempo que o neo-sacerdote faz uma experiência na vida sacerdotal para conhecer a vida pastoral diocesana, conviver com outros padres e conhecer e aprender com outros a pastoral sacramental da própria Paróquia.

Padre Marcelo Aravena do Instituto secular dos Padres de Schoesntatt acredita que também ajuda a conhecer novos campos de ação apostólica e ajuda a ter maior visibilidade como comunidade de padres.

_________________

Texto Sueli Vilarinho

Fotos: Basílica Sant’Ana

Link de transmissão da missa no facebook da Basílica

 

 

Amex Assessoria
Doe agora