Domingo de Ramos início da Semana Santa

Reflexão do Pe Gustavo Hanna Crespo sobre a Paixão, morte e Ressureição: Foi por cada um de nós"

A celebração do Domingo de Ramos, 28 de março de 2021, no Santuário do Jaraguá deu-se de forma com transmissão on-line por motivos das restrições do novo Corona vírus.

Participaram da celebração o Reitor do Santuário Pe Gustavo Hanna Crespo, Pe Marcelo Aravena, Pe Pedro Cabello e Pe José Fernando Bonini. Apenas um grupo restrito para o canto e liturgia e tudo foi realizado ao ar livre.

 

Pe Gustavo fez uma retrospectiva da procissão de Ramos antes e agora com as restrições da pandemia. Em sua homilia ele nos insere hoje na Paixão e morte de Jesus e nos convida a vivenciar nos personagens da bíblia quem somos nós hoje na vida, paixão e morte de Cristo. Assim explica:

“Hoje iniciamos a semana e nos insertamos na maior celebração da nossa fé: a Semana Santa. Semana em que celebramos a paixão, morte e ressureição de Jesus. Me recordo que até 2019 esta festa estava marcada por procissões, ramos verdes, procissão de acompanhar o caminho de nosso Senhor em sua morte e ressureição, era lindo ver nossas igrejas cheias para renovar nossa fé. Desde o ano passado as procissões ficaram cada vez mais intimas, com expressões de fé na cada com ramos, com participação das missas transmitidas desde o ano passado. De portas fechadas, mas de coração aberto. Na verdade caminhamos sem caminhar, estamos trancados mas celebrando a liberdade dos filhos de Deus

São tantas coisas contraditórias, mas celebrando a liberdade da escravidão do pecado, caminhando junto com o Senhor, mas sem poder ir aos parques e ruas, sem testemunhar.

Foi por cada um de nós...

Também hoje o texto que começa com Hosana ao filho de Davi, e todos louvam e se alegram com a chegada de Jesus em Jerusalém e termina com o reato da paixão de Jesus, com este “salva-te a ti mesmo” parece que estamos lendo o final da paixão, mas na verdade o início de toda ela, aí esta o centro do evangelho e foi a partir daí que os evangelistas relatam porque Jesus teria que morrer, ou por quem ele foi condenado, muitos diziam que era por motivos políticos, por ser um agitador, outros que era por motivos religiosos por se chamar filho de Deus e esta discussão segue até hoje.

Consequências do Amor...

Na fé simples do povo, nas palavras que Jesus fala no evangelho, há uma grande verdade que “foi por cada um de nós”. É isto que celebramos esta entrega de amor por cada um de nós. Na trama do relato da Paixão Também descreve muitos personagens esse caminho da cruz, nesse caminho da entrega de Jesus, como Judas que trai, um Pedro que nega, um Cireneu que carrega a cruz, um povo que acompanha, um soldado que bate o prego na cruz, e tem Jesus que por estes morreu, que libertou a todos.

Por todos, por cada um de nós, porque Jesus é um apaixonado pela humanidade, Jesus acredita no Plano que Deus teve para cada um de nós, um plano de viver juntos com Deus, na amizade com Deus, um Deus que se faz homem para estar perto de cada um de nós para sofrer as nossas perdas e angustias, viver as nossas alegrias e a nossa existência humana, ele se rebaixa na condição humana porque ama e sofre as consequências do amor.

 “Meu Deus meus Deus, porque me abandonaste”...

Neste tempo de pandemia são tantas pessoas que sentem sofrem a experiencia do abandono e do pequeno que é a vida, são tantas vidas que já entraram na Glória pelo Pai, já caminharam pelos ramos da esperança e já estão na Jerusalém eterna, foi por cada um de nós que Ele veio. Esta é a esperança pois somos peregrinos somos quem espera por que a história ainda não acabou, esta é a certeza que foi por mim, foi por você segue acontecendo, a nós hoje cabe escolher como nós nos insertamos no mistério da Paixão de Jesus que tipo de personagem somos nós.

Caminha com Cristo até o fim

Santo Agostinho nos dizia sobre a semana santa, estes 3 mistérios da paixão, sepultura e ressureição do senhor, nós cumprimos para a vida presente aquilo cujo símbolo é a Cruz, enquanto cremos com fé, esperança naquilo cujo o símbolo é a sepultura e ressureição de Cristo.  Agora se diz ao homem, toma a tua cruz e segue-me, caminha com Cristo nas dores e sofrimentos, nas alegrias e termine com Ele até o final.

Que possamos fazer dessa forma a semana santa, no íntimo dos nossos lares, nas Igrejas domésticas, esse caminho com Jesus esse caminho que nos liberta esse caminho que nos dá a vida eterna.

 

___________________

Texto: Sueli Vilarinho

Foto e vídeo: Marcos R Bastos

 

Amex Assessoria
Doe agora