Tríduo Pascal no Santuário Sião do Jaraguá

Tres dias de uma só história, Paixão, morte e Ressureição de Jesus, passagem da angústia das trevas à Luz da esperança. Vejamos como foi.

O Tríduo Pascal no Santuário do Jaraguá foi realizado com missas transmitidas, sem a presença do público. Respeitando o decreto da Pandemia do Covid 19.

A ambientação de cada dia se deu pela própria liturgia que é rica em detalhes e simbolismos. O reitor Padre Gustavo Hanna Crespo presidiu o Tríduo e os Padres Vandemir Meister, José Fernando Bonini, Pedro Cabello concelebraram.

Quinta-feira (01/04/2021) Festa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

Tradicionalmente se faz o rito do Lava-Pés mas este ano foi ocultado.

Padre Gustavo em sua homilia explicou que somos unidos por uma mesma fé, somos muitos em volta do altar, da Palavra e em torno da Eucaristia, em torno de Jesus.

Jesus quis permanecer conosco na Eucaristia. Hoje, quinta, é o início da caminhada de Jesus que vai até o alto da cruz e ressuscita.  Nesta festa da Instituição da Eucaristia temos um relato de João de lavar os pés da Última Ceia. Centrada no serviço e no exemplo, testemunho onde Jesus se faz humilde. No evangelho de João expressa que devemos ser exemplos aos demais, com o serviço e a entrega por Jesus.

Jesus anuncia que o Reino de Deus é para todos, se senta com pobres e pecadores, e como Pedro se confronta com o mestre em sua pequenez assim também nós somos inseridos e fazemos parte desta grande mesa.

O Pão da alegria e tristeza, é fé que compartilhamos e testemunhamos com Jesus na mesa da Santa Eucaristia em que todos somos chamados a fazer parte.

Hoje neste dia da comemoração da Instituição do sacerdócio, iniciaram dois postulantes ao Instituto dos  padres de Schoenstatt. Rezemos pelas vocações.

Neste dia o Santíssimo sacramento saiu do sacrário após pequena adoração.

O silêncio tomou conta do santuário.

Sexta Feira (02/04/2021) Paixão de Nosso Senhor

A liturgia descreve o relato da trama da morte de Jesus. Padre Gustavo explica a ocasião que revela que estamos diante de um grande mistério, e nele os santos costumam fazer silêncio contemplativo para ser tocado no mais profundo de nossas almas.

Guardar silêncio significa fechar o ouvido para o mundo e conectar-se dentro do mais íntimo do nosso coração. Um dia para fazer um exercício de silêncio onde Deus nos fala ao coração e Ele pode imprimir em nossas almas a marca da Paixão e a marca da Cruz, para assim posteriormente darmos testemunho Dele.

Adoração à Cruz foi motivada que cada um em casa pegasse uma cruz para estar mais próximo da Paixão do Senhor.

O Santuário ficou em silêncio após ser rezada a Via sacra de Nosso Senhor.

Sábado (03/04/2021) Vigília Pascal

Padre Gustavo motivou a alegria onde Cristo ressuscitou, uma festa de Alegria e neste tempo de angústias, cristo ressuscitou, me salvou, veio por mim. Na esperança que preenche os nossos corações. A Páscoa é um tempo de passagem, de passar da vida antiga para a nova vida, é tempo de dizer novamente que queremos seguir Jesus, queremos estar juntos. A liturgia mostra o cuidado de Deus por cada criatura, Deus quer que tenhamos o sol, se preocupa com o alimento, que tenhamos companhia no relato da criação. Tudo que Deus faz é bom e belo e para o bem.

Deus quer caminhar com seu povo, que confia e espera a resposta de confiança como fez com Abraão que pegou seu filho único para ser entregue ao sacrifício. Deus que nunca nos abandona sempre está conosco como esteve com o povo de Israel e os levou a terra prometida. Deus nos livra da corrente do pecado, nos livra das trevas e nos traz a Luz.

No livro do Êxodo parecia impossível para o povo caminhar e se livrar da opressão frente ao mar, o povo parecia sem saída, mas Deus mostrou o caminho. Assim hoje neste tempo de pandemia parece que chegamos no ponto crítico, parece que vamos nos afogar. Confiemos em Deus que também virá salvar, livrar e levar o seu povo novamente a liberdade.

Evangelho de Marcos, as mulheres perguntam quem rolará a pedra para vermos Jesus?

Podemos nos perguntar quando novamente podemos nos encontrar na missa, quem rolará as pedras para nos encontrarmos na mesa da eucaristia, que nos impede a estar com Jesus, quem nos impede de enxergar que Jesus é o salvador da minha vida. Parece pesado demais para nós, assim como era para as mulheres, para ver o corpo de Jesus e ungir  e ver pela última vez Jesus.

Jesus as surpreende, mostra que quem vai rolar a pedra também é ele, que nos ajuda a tirar o obstáculo pois é o Deus que caminha conosco, está conosco e nos liberta.

Que esta Páscoa que vivemos na intimidade dos nossos lares possamos sentir a liberdade e gritar que Cristo me salvou, com um sorriso, pois Ele quis e quer estar comigo sempre.

Nunca percamos a alegria de estar na presença do Senhor. Que a alegria entre em nossa casa, em nosso lar e que as pedras possam ser roladas para encontrarmos com o ressuscitado.

Cristo Ressuscitou, Cristo vive, esperança na vida de cada um!!

Amém!!

Texto: Sueli Vilarinho