Que a Pascoa seja marcada por Cristo Ressuscitado e que possamos ser testemunhas do túmulo vazio!!

Padre Pedro nos chama a atenção para Jesus que está conosco mas devemos "entrar e acreditar no ressuscitado"

No domingo de Páscoa, 04 de abril de 2021, a Celebração foi realizada no santuário Sião do Jaraguá com transmissão ao vivo e sem peregrinos devido ao decreto de pandemia na corona vírus. Padre Pedro Cabello presidiu a celebração e o Padre Gustavo, Pe Vandemir Meister e Pe Marcelo Aravena concelebraram.

Na homilia, o Padre Pedro explicou a simbologia do Círio pascal e como foi o encontro com o túmulo vazio, quanto esta imagem pode ser contextualizada nos dias de hoje e em nossa fragilidade da pandemia.

Padre explicou que o Círio Pascal é tradição milenar da Igreja e que representa Jesus, o fogo novo, a vida nova, é mais que uma vela, tem símbolos, nela tem a data que celebramos o ano desta eucaristia do Senhor, quer dizer que Ele quer ressuscitar em 2021. Somos convidados a nos renovarmos nesta fé que celebramos.

Durante o ano podemos esfriar o que celebramos hoje. É importante levar para casa, o que celebramos nos templos, capelas, ambiente com muitos incensos, velas, toalhas novas, que tudo seja um reflexo para o que vivemos nas nossas casas, para que muitos possam experimentar que Jesus ressuscitou, até nas vestes que trajamos pois quando somos convidados para uma festa, nos preocupamos com uma roupa nova, um bom perfume, assim são estas liturgias, tão importantes para nossa vida, que possam ter um eco na nossa vida familiar.

Padre Pedro explicou a dificuldade de fazer a celebração sem os peregrinos, mas que tem ciência de quão longe as mídias alcançam os lares.

Falar na câmera, é difícil, sei que o santuário se abre para poder chegar a tantos lares, tantas pessoas, tantos corações que estão sedentos de um momento assim, sedentos da comunhão sacramental, sedentos da comunidade que celebra o Cristo Ressuscitado, e eu também tenho saudades.  O padre tem saudades, aqui somente um grupo pequeno está presente para realizar a liturgia.

Celebramos neste lugar com muita alegria, e sentimos privilegiados em estar com o Senhor que acabou de ressuscitar para nós. Que seja assim para vocês também, que você possa compartilhar conosco a experiência do ressuscitado, aqui no santuário. Por que não, tua casa se transforma, se já não é, se transfora num santuário vivo onde experimenta também as graças do ressuscitado e da Mãe de Deus.

Ontem celebramos o grande mistério da nossa salvação

A ressureição de Cristo, é onde Deus nos coloca dentro de uma realidade diferente, hoje , quase como a Igreja primitiva, quando não se podia juntar a comunidade para celebrar a eucaristia com os apóstolos.

Toda celebração especialmente do tempo da Pascoa, todas celebram os mistérios com diferentes nuances, marcos, mas sempre Cristo Ressuscitou para nós, na Igreja que ele fundou.

O marco desta celebração é dado pela leitura do Evangelho, e emociona ao proclamar. A leitura é simples e é onde se concentra toda a fé da nossa Igreja, pessoas foram ao túmulo. Algumas mulheres que queriam expressar seu carinho a Jesus, que tinha feito tantas coisas boas, e não entraram no tumulo quando viram a pedra removida: “Tiraram o Senhor do túmulo”. E toda dinâmica que segue com a pressa dos discípulos que o foram ver. Imaginemos até aí a única que acreditava na ressureição era Maria Santíssima, com a promessa do próprio Jesus.

Pedro entra no túmulo, e depois o discípulo que Jesus amava, e o discípulo: “Entrou, viu e creu que Jesus estava verdadeiramente ressuscitado”. João vai dizer que os lenços estavam ordenados, não houve sinal de violência ou de roubo do corpo, sem encenação desse momento, tanto que a Igreja do tempo de Jesus não acreditava muito na promessa da ressurreição de Nosso Senhor.

O discípulo entrou e acreditou.

Isso significa para o discípulo que ele tinha ressuscitado. Ver o túmulo vazio foi um sinal para ele, isso junto com o que foi anunciado pelo próprio Jesus de que eles deveriam voltar para a Galileia pois eles teriam uma segunda experiencia do ressuscitado que completaria a primeira experiência do tumulo vazio.

No início da noite santa celebramos que em alguma hora isto aconteceu

O tumulo vazio e as aparições de Nosso Senhor, são os testemunhos desta ressureição.

Jesus nos coloca dentro da verdade, que conhecemos este evangelho. Somos convidados a renovar nossa fé.

Escutamos as pessoas dizerem como está difícil acreditar no ressuscitado na vida das famílias pois estão sofrendo em hospitais, pessoas da área da saúde exaustos sem ver uma luz, quantos sentem a perda dos seus entes queridos.

Parece que hoje Jesus olha para nós com toda a misericórdia, que hoje apareceria vivo, fisicamente para seus discípulos. Também nos faz a promessa hoje para sermos testemunhos da sua presença ressuscitada no mundo e tomara que esta festa que é rotineira, que celebramos todos os anos, que este ano tenha um colorido diferente de levarmos conforto na tribulação, com convicção que vivemos com o Cristo Ressuscitado, assim nos renova para que possamos levar a boa nova para minha família e para fora.

Vivamos como homens e mulheres com a experiência com o Senhor. Acredito que neste tempo é da missão da nossa Igreja, continuemos a lutar contar a pandemia, disciplinados obedientes as normas sanitárias para contribuir com a campanha de prevenção.

______________________

Texto: Sueli Vilarinho