Precisamos conhecer Jesus

Reflexão neste Terceiro Domingo de Páscoa e renovação da Aliança

Dia 18 de abril de 2021, dia da renovação da Aliança e Terceiro Domingo de Páscoa houve a celebração com presença de peregrinos em número reduzido em conformidade com as normas vigentes sobre a pandemia do novo Corona vírus.

Pe Pedro Cabello realizou a celebração e manifestou sua alegria de ser presencial (após um tempo de restrição), mas muitos não puderam entrar, sejamos agradecidos disse.

Em sua homilia ele destacou como devemos reconhecer Jesus. Assim disse:

“Todos os domingos da Páscoa trazemos ao coração que Jesus Ressuscitou. Como é bom renovar a fé na ressureição e na nossa própria ressureição no final da nossa vida.

É bom estes temas que a Igreja nos coloca como fé “Jesus Ressuscitou, aleluia, aleluia”, por séculos assim elevamos nossa prece à Deus.

Cada domingo a Igreja apresenta diferentes aspectos da ressureição de Jesus, que hoje tem haver conosco pois levaremos para nossa semana devido incertezas que vivemos na vida atual, forma de ter um porto seguro.

Jesus aparece ressuscitado na Igreja que está fundando, lá estavam os dois discípulos de Emaús, chegam e contam como viram Jesus vivo e Ressuscitado, como ao partir o pão e o reconheceram. Jesus entrou e não foi reconhecido. Acreditavam ser um fantasma, causou medo e preocupação e incertezas. Jesus aparece Ressuscitado, ele queria se mostrar para nós como Igreja. Se apresenta com as marcas de pregos e lanças, ele diz: “sou eu mesmo, coloquem a mão em minhas chagas para ver que não sou fantasma”.

Quando não conhecemos Jesus acreditamos em fantasmas, que não tem nada a ver com nossa fé. Jesus está falando para uma Igreja nascente, os discípulos estavam com medo, e graças a este momento temos esta aparição, vivo ressuscitado.

Precisamos conhecer Jesus para não confundir com fantasma, e podemos perguntar como vamos reconhecê-lo? Pode ser no meu irmão, na assembleia, na minha família, filho, esposa, preciso reconhecê-lo vivo no coração humano, talvez no mais sofredor.

Jesus abriu a inteligência para que a Igreja entendesse as escrituras. No novo testamento e nas sagradas escrituras que estão escritas, que vemos hoje. Jesus chama a atenção que tudo estava escrito nos salmos, nos profetas.

Jesus é reconhecido quando parte o pão, ele pede algo para comer num momento de tanta glória, a Igreja não entendia, mas certamente para dizer que no fantasma tem corpo e come.

Diz que o mesmo que aconteceu com ele acontecerá conosco, nada de fantasmas e sim corpo glorificado. Isso sabemos que é difícil, mas Jesus nos deixa as pistas para encontrá-lo, esse Deus que quer encher o nosso coração de esperança”.

Ao final da missa a Consagração foi cantada em memória ao dia 18 que é um dia de graças pela iniciativa de Deus para o começo de Schoenstatt.

¨Texto Sueli Vilarinho

Foto: Marcos R Bastos