Renovemos a imagem que temos de Jesus ressuscitado no Bom Pastor

Missa do domingo do Bom Pastor. Pe Pedro Cabello

Neste domingo dia 27 de abril, o quarto domingo de Páscoa é dedicado ao “ Bom Pastor”. Pe Pedro Cabello celebrou a missa com público reduzido devido ao decreto de pandemia. A missa também foi transmitida pelo Facebook do Santuário.

Pe Pedro compara a imagem do Bom Pastor desenhado pelos artistas à imagem que devemos ter do Bom Deus. Vejamos:

“A Igreja convida a olhar a imagem do Bom Pastor, talvez seja bom entender o contexto deste título de Jesus justamente na Páscoa.

Um título meditado no ressuscitado.

Quando Jesus se apresentou ressuscitado mostrou as mãos, o lado, esta é a imagem que queremos manter em nosso coração para alimentar nossa fé. Cristo ressuscitado não é um fantasma e sim Ele mesmo.

Esse Pastor que dá a vida pelas ovelhas, Ele continua como ressuscitado e ressuscitador.

“Todo aquele que vier a mim eu ressuscitarei no último dia” esta foi uma promessa de Jesus.

Imagem do Bom Pastor

Quem é o ressuscitado para nós? Cristo inofensivo foi pintado pelos artistas, mas nesta imagem de Bom Pastor ele  irá sujar as mãos por nós.

Outra imagem de Jesus é do Profeta Ezequiel. Ele fala dos pastores bons e ruins. O pastor na Terra Santa passa semanas e meses longe de todos para cuidar do rebanho devido à seca,e  se cria um laço de amizade entre o pastor e o pequeno grupo de ovelhas. Se não tem ninguém por perto  o pastor conversa com as ovelhas.

Ele tem que cuidar bem, alimentar e cuidar do lobo que quer se aproveitar das ovelhas. Esta imagem com o título de pastor, talvez fique romântica, mas é o pastor bíblico que cria laços e o obedece, pois leva para pastagens e água fresca, ele pensa ao levar o rebanho para o melhor lugar.

Jesus mesmo disse “Eu sou o bom pastor e dou a vida pelas minhas ovelhas”

Talvez sejamos presas fáceis a tantos pastores no dia de hoje, como diz a TV ou programa que assistimos. Parece que tudo que vemos nas notícias são verdades, sem sabermos as fontes da notícia. Somos presas fáceis.

Se somos as ovelhas do Bom Pastor, estaremos seguros, passaremos neste vale de lágrimas (devido a  pandemia) teremos a vida e esse Pastor irá cuidar de nós. O importante que o Papa Francisco vem insistindo que na Igreja também precisamos de Bons Pastores. Ontem um grupo de sacerdotes foi ordenado em Roma, e dizia a eles que não fossem administradores e sim Bons Pastores.

Devemos alimentar o coração e conduzir as pessoas ao rebanho.

Tomemos consciência do Bom Pastor, que Ele nos leva a boas pastagens, não como imagemde um Deus estranho, nas nuvens que nos coloca normas e regras...

Nesta Páscoa, neste domingo renovemos a imagem que temos de Jesus. Bom Pastor.

Somos filhos de Deus, e ainda não saberemos como será quando chegar ao céu, mas filhos já somos!

Amém!”

Texto: Sueli Vilarinho