52 anos do Santuário, cantemos o Magnificat

o Santuário em festa, festa simples, mas com o coração aberto ao futuro e a missão!

Dia 31 de maio de 2021 celebramos os 52 anos do Santuário Sião do Jaraguá, com sua missão: Cor Unum in corde Patris.

Uma missa foi realizada em ação de graças, seguindo os protocolos de pandemia do Covid 19  com público reduzido e transmissão pelos Facebook do santuário.

O reitor Pe Gustavo Hanna Crespo presidiu a celebração, os padres José Fernando Bonini, Pedro Cabello e Severino de Araujo concelebraram.

Pe Gustavo explica em sua homilia como 2 anos após um grande Jubileu nos restringimos a uma celebração simples mas que podemos preparar nosso coração para uma grande festa no futuro com o fim da pandemia.

Ação de graças

Agradecemos o dom da vida e as todas as graças que a Mãe Rainha distribui deste lugar especialmente hoje na Festa da visitação de Maria a sua prima Isabel neste santuário dedicado a Maria que há 52 anos pedimos que a Mãe viesse habitar este lugar.

 Se nós virmos quão grande Deus é bom para com todos nós hoje no meio desta floresta nessa festa da visitação abrigados e cuidados pelo amor maternal de Maria, é como se aqui estivéssemos no ventre da Mãe, onde podemos desfrutar desta experiencia sensível: Estar abrigados na sombra do santuário!

Abrigados no coração da Mãe e de Deus

Isto nos move a ter forças ,estarmos abrigados no coração de Deus e da Mãe. Nestes tempos de tantas perdas e tantas tristezas e despedidas, este lugar é de encontro e vínculo, por isso recorremos a este lugar de graças, este santuário, que será sempre assim, um santuário disposto a estar de portas abertas.

Durante a pandemia o portão ficou alguns dias fechados, mas queremos agradecer quão grande é o Senhor que nos reuniu aqui hoje nesta festa de maneira simples.

Cantemos nosso Magnificat

Tal como Maria  fez no evangelho de hoje, ela cantava as maravilhas que Deus fez em sua vida. Nós também somos chamados a cantar o Magnificat da nossa vida, aquilo que Deus foi realizando em nosso coração, que foi forjando nos momentos de alegria e dificuldades, momentos em que sentíamos sozinhos, em comunidade e sustentados por outros.

Envio na missão de cada um

A vida é feita destes encontros deste ir e vir, e se tomamos a imagem de Maria hoje que vai visitar sua prima Isabel essa é a primeira experiencia de missão, Maria que sai ao encontro daquela que necessita. A festa de hoje comemoramos a graça de estar impulsionados a sair em missão, a sair e percorrer vales, colinas a cidade de são Paulo, para anunciar quão grande o Senhor é e maravilhas tem feito no meio de nós.

Servir como Maria

O outro ponto é o serviço, servir, estamos chamados como Maria, sair e servir neste mundo, como Maria fez, a estar disposto a ser um ombro amigo, um ombro que carrega, uma mão que serve. Que tenhamos a experiencia de sair e encontrar-se com os demais, mesmo com a pandemia, mas sair ao encontro dos que mais precisam na forma do dia de hoje.

Mãe olha para cada um de nós

Esta festa que recordamos como Schoenstatt é uma terra de missão, Schoenstatt é uma terra de vínculos, queremos estar plenamente unidos aos que se sentem desvinculados, estar unidos àqueles que se encontram fora dos seus lares, para assim servir ao Senhor.

 

“Queremos estar unidos no coração de Deus

 Estar plenamente enraizados na terra em que Ele nos colocar.

Queremos florescer onde Ele nos coloca pois amanhã, só Deus sabe

 Estar abertos a esta realidade

Queremos ter a consciência de missão

Quem nos envia é o próprio senhor

E chamados para fazer a sua vontade

Ter a alegria de cantar o nosso Magnificat

O Magnificat que Deus constrói com cada um de nós”.

 

___________________

Texto: Sueli Vilarinho

Foto e vídeo: Marcos R Bastos

 

 

Amex Assessoria
Doe agora