Ser um tapete para Jesus passar, forma de amar

Na pandemia e restrições podemos ser cada um, um tapete para Jesus

A Solenidade de Corpus Christi foi dia 03 de junho de 2021 foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo depois da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Em sua homilia o padre faz alusão ao tapete que Jesus passaria neste dia e pela pandemia não foi realizado, mas em nós sim temos um tapete para Jesus.

A Igreja nos convida a celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus, algo tão central para nossa fé, como Igreja nos reconhecemos como comunidade que partilha o pão e a palavra, a comunidade que se reúne em torno ao altar para o sacrifício do Cordeiro.

Quantas vezes na nossa infância nos vem a memória de tapetes com sal, agasalhos, pó de serra e este ano novamente nenhum tapete com procissão, esses desenhos expressavam a fé do nosso povo. Preparávamos o melhor para o Senhor passar, um lugar como um lugar de graças para Ele passar.

Hoje o Senhor nos mostra e convida para fazer o tapete da nossa vida espiritual, um lugar onde Ele possa passar na nossa vida, no tapete da nossa história, nesta manhã, na expressão de amor e expressão que é feita com cada um de nós aqui reunidos.

Para um bom tapete temos que ver o lado do avesso, para ver como ele foi bordado, e depois vê-se o desenho. Se compararmos somos convidados a bem bordar, a tramar a nossa vida interior para que assim possamos ser o reflexo do bordado.

Nós católicos não somos chamados a viver das boas aparências e sim ser reflexo e testemunha daquilo que nos passa por dentro, daquilo que Deus nos convidou a ser, ser Templo e Morada do Espírito Santo que nossa trama possa ser tão bem bordada e tecida que possa resplandecer o próprio Cristo.

Neste dia em que o próprio Jesus quer caminhar pelas sendas da nossa vida somos convidados com Ele desamarrar os nós que se encontram no avesso do nosso tapete. Somos chamados a cortar as linhas que sobram que não faz parte desta trama. E também chamados a escolher com Ele as novas cores do nosso tapete, tapete que é a nossa vida.

Desamarrar, cortar, escolher novas cores

Poderíamos dar nome e sobrenome aos nós da nossa vida aquilo que nos ata e não nos deixa seguir esse bordado, aquilo que as vezes achamos que não tem mais jeito. Mesmo quando achamos que já está cego o nó. Somo chamados a com Jesus a desamarrar, desatar a vida do pecado, é Jesus que nos ata em seu amor.

Tirar o nó do orgulho, nesta pandemia que achamos que somos fortes e que nada vai nos acontecer, somos chamados a desamarrar onde não unimos nossa fragilidade a fortaleza do Senhor. Aquilo que achamos ser mais fortes em nós, Deus assume toda a nossa vida em fragilidade e fortaleza.

No segundo passo de bordar a nossa vida espiritual no dia em que

Jesus está convidado a passar sobre ela e no melhor da gente e cortar as linhas que sobram, tudo que não condiz com a Aliança que Cristo selou por nós.

O que não pertence a esta Aliança com Cristo, o que nos desune: isto somos chamados a cortar, pois Cristo nos resgatou no Batismo e nos lavou pelo Sangue do Cordeiro, isso que não faz parte de nós, somos chamados a cortar.

Escolher as cores novas, com o Espírito nos dá uma vida nova, uma cor nova no dia a dia, escutar o Espírito no seu soprar para tecer juntos o tapete da vida, com o Espírito nos dê a graça de usar Sua paleta de cores, para ser mais plena a vida com o Senhor.

Hoje no evangelho: “Fazei isto em memória de mim” é uma atualização do mistério, não um teatro, somos chamados a ser participantes do mistério aqui. Não vamos assistir uma missa, e sim participar, ser participantes do mistério.

Papa Francisco disse esta frase: Deus deixou-nos um memorial, não nos deixou só a escritura porque é fácil de esquecer o que se lê, não nos deixou apenas sinais,  porque se pode esquecer também o que se vê deixou um alimento que é difícil de esquecer o sabor é difícil esquecer um pão que nos dá vida de salvação, no pão em que ele está vivo e verdadeiro com todo sabor de seu amor, foi por isso que falou: Fazei isto em memória de mim.

Vem Jesus passa no tapete da minha vida interior, toca com teu manto todo meu ser e minha vida!!

Amém

_______________