Papa convida a reflexão do Evangelho: "Que tipo de terreno sou eu?"

"Deus espalha a semente por toda a parte com generosidade. Assim é o coração de Deus!", disse o Papa Francisco na alocução que precedeu a oração mariana do Angelus neste domingo, 12.

O Papa Francisco propôs aos peregrinos presentes na Praça São Pedro uma reflexão sobre a parábola do semeador que lança a semente da Palavra de Deus em quatro diferentes solos. Francisco realizou a alocução que precedeu a oração mariana do Angelus neste domingo, 12 de julho. Segundo o Pontífice, esta liturgia é a “mãe das parábolas, porque fala em ouvir a Palavra”.

Os quatro solos da semente da Palavra

Falando sobre a liturgia, Francisco explicou que existem várias formas de se receber a Palavra de Deus; os quatro solos da semente da Palavra. “Existem diferentes formas de receber a Palavra de Deus. Podemos fazê-lo como um caminho, onde as aves vêm imediatamente e comem as sementes. É a distração, um grande perigo do nosso tempo”. Que, para Francisco, podem levar a perder facilmente a fé, principalmente quando se perde o gosto pelo silêncio e o recolhimento.
O segundo modo de acolher a Palavra de Deus para o Pontífice é quando a recebe como um solo pedregoso. “Nele a semente brota depressa, mas também seca rapidamente, porque não consegue criar raízes profundas”, disse. Este caso caracteriza-se pelo entusiasmo momentâneo que permanece superficial, não assimila a Palavra de Deus.

O terceiro modo pode ser visto como um solo ríspido. “Podemos ainda acolher a Palavra de Deus como um solo onde crescem arbustos espinhosos. E os espinhos são o engano da riqueza, do sucesso, das preocupações mundanas... Aí a Palavra permanece sufocada e não dá fruto”, explicou.

E, por fim, Francisco ensinou que se pode acolher como um bom terreno. “Podemos acolhê-la como um bom terreno. Aqui, e só aqui, é que a semente ganha raízes e dá fruto. A semente que caiu neste solo fértil representa aqueles que ouvem a Palavra, a acolhem, a guardam no coração e a põem em prática na vida quotidiana”.

De acordo com o Pontífice, a Palavra de Deus é uma semente que em si mesmo é fecunda e eficaz e é espalhada por Deus por toda a parte de forma generosa, “independentemente do desperdício”, pois assim é o coração de Deus. “Cada um de nós é um solo onde cai a semente da Palavra, ninguém é excluído!”, disse o Santo Padre.

Ao final, o Papa pediu para que fosse feita uma reflexão.  “Que tipo de terreno sou eu? Pareço-me com o caminho, com o solo pedregoso, com os arbustos? Mas, se quisermos, podemos tornar-nos terreno fértil, lavrado e cultivado com cuidado, para que a semente da Palavra amadureça”.