Papa Francisco pede compaixão aos irmãos com dificuldade

"Não passemos adiante". Na segunda experiência da Semana Santa em meio à pandemia, Francisco pede para que nos aproximemos dos irmãos necessitados.

O Papa Francisco conduziu o Angelus neste domingo, 28, ao término da Eucaristia presidida na Basílica São Pedro, antes da bênção final da Missa do Domingo de Ramos, em que celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Em sua alocução que precedeu a oração mariana, o Papa ressaltou que entramos na Semana Santa, recordando que, pela segunda vez, estamos vivendo-a dentro do contexto da pandemia. “No ano passado estávamos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise econômica se tornou grave”, frisou Francisco.

Deus toma a Cruz, Jesus toma a Cruz

Francisco ressaltou que o maligno se aproveita das crises para semear o desespero, mas Jesus assume o peso do mal e toma a Cruz. “Nesta situação histórica e social, o que Deus faz? Toma a Cruz. Jesus toma sua Cruz, ou seja, assume o peso do mal que tal realidade implica, o mal físico, psicológico e, sobretudo, espiritual, porque o maligno se aproveita das crises para semear desconfiança, desespero e discórdia”, disse.

Quanto a nós, nos resta seguir Jesus, como seu discípulo, como Maria, sua mãe, também fez. “E nós, o que devemos fazer? A Virgem Maria, a Mãe de Jesus que é também sua primeira discípula, nos mostra. Ela seguiu seu Filho. Tomou sobre si sua própria parcela de sofrimento, de escuridão, de abatimento, e percorreu o caminho da paixão, mantendo a lâmpada da fé acesa em seu coração. Com a graça de Deus, também nós podemos fazer este caminho”, exortou o Papa.

Continuando com a sua reflexão, o Pontífice falou sobre os rostos de tantos irmãos e irmãs em dificuldade que encontramos e, ao final, fez um apelo a Nossa Senhora, como de costume. Ao longo da via-sacra diária, encontramos os rostos de tantos irmãos e irmãs em dificuldade: não passemos adiante, deixemos que o coração seja movido à compaixão e nos aproximemos. No momento, como o Cirineu, poderemos pensar: ‘Por que logo eu?’ Mas, depois descobriremos o presente que, sem nosso mérito, nos foi dado. Que Nossa Senhora, que sempre nos precede no caminho da fé, nos ajude.”

Fonte: Amex, com Vatican News.

Amex Assessoria
Doe agora