Ramos do Jaraguá

 

A Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá forma grupos de casais, uma vez ao ano, por meio do “Grupo do SIM”.

 

Os casais aspiram a um ideal mais alto para seu matrimônio e a Liga de Famílias propõe um “Itinerário", quando são convidados a viver na certeza de que Cristo está presente no Sacramento do Matrimônio, podendo transformar seu lar por meio da Aliança de Amor, no espaço de encontro a Deus compartilhar sua vida cotidiana, para fazer de sua aliança matrimonial um caminho de felicidade e crescimento pessoal.

 

Esse caminho é feito com Maria, nossa Mãe e educadora, na força da Aliança de Amor, a partir do Santuário e com base na pedagogia e a espiritualidade de Schoenstatt para o matrimônio que herdamos do Padre José Kentenich, nosso Fundador.

 

Sendo aprofundados em diversas dimensões para a família: relação do casal, educação dos filhos, espiritualidade familiar e aspectos práticos para o dia a dia de uma família. Nas reuniões, orações, jornadas de formação e convívios.

 

O principal objetivo da Liga de Famílias é oferecer a cada casal um caminho de renovação e de realização na sua missão e vocação como casal. É a família cristã dentro de uma comunidade que é uma família de famílias.

 

A Revolução do amor começa na família

 

Papa Francisco motiva as famílias " Por favor, nunca esqueçam disso! Deus tem um sonho para nós, e pede para assumirmos. Não tenham medo desse sonho! Guardem- no e, juntos sonhem de novo todos os dias. Assim, serão capazes de apoiar mutuamente com esperança, com força e com perdão, nos momentos em que o percurso se fizer árduo, tornando difícil vislumbrar o caminho"¹

 

O Padre José Kentenich também fala: " Nosso Santuário de Schoenstatt deve ser ampliado por muros vivos. Cada família uma por uma, deve ser Santuário vivo. "

 

Contato

 

Para fazer parte desta família entre em contato conosco e faça sua inscrição para 2019. Participe desta grande família!

 

A ficha de inscrição pode ser preenchida na loja do Santuário. Para mais informações, entre em contato conosco:

(11) 99785-4450 Lucy Fantini (Coordenadora dos Grupos do “SIM”)

(11) 99607-2640 Luciano Fantini (Coordenador dos Grupos do “SIM”)

__________________________

¹Papa Francisco. 25/08/2018

 

Ideal: “Nazareth Immaculata Patris”

 

O Instituto de Famílias foi fundado em 16 de julho de 1942, pelo Padre José Kentenich, no Campo de Concentração, em Dachau, juntamente com Dr. Fritz Kühr, seu primeiro noviço. Hoje, o Instituto está espalhado por vários países do mundo e é formado por uma comunidade de casais católicos, que orientam suas vidas pela fé na presença de Cristo no matrimônio, interagindo com o mundo e nas condições do dia-a-dia, querem viver felizes e, como Maria, pertencer unicamente a Deus.

 

Os componentes do Instituto de Famílias de Schoenstatt consagram suas vidas a Deus e mostram ser possível viver o ideal do Matrimônio Católico e levar os ensinamentos da Santa Igreja para a rotina leiga. O apostolado começa em casa, na própria família, e é ela o seu ponto central. A partir dela, ele se expande em círculos concêntricos pelos demais campos da vida. Propaga-se a própria comunidade e o Movimento de Schoenstatt, chegando à profissão, aos amigos, à paróquia e a todos os círculos da sociedade em que os participantes estão inseridos.

 

No Brasil existem dez cursos formados sendo: sete com Consagração Contrato Perpétuo, um com Consagração Contrato Temporário e dois em período de Noviciado. Em São Paulo são 18 casais pertencentes ao Instituto de Famílias e o convite é feito à todos os casais que quiserem comungar do ideal e da fé do grupo.

Se você se sente chamado a pertencer a esta Comunidade que busca viver valores cristãos e familiares e consagrar seu matrimônio à Mãe de Deus, entre em contato com nossas famílias pelo site: 
if-schoenstatt.org

 

A Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt - LAFS do Jaraguá é formada por mulheres, discípulas e missionárias de Jesus Cristo, que tem como modelo a Mãe, Rainha e Educadora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt.


Reunimos moças, acima de 24 anos, enquanto solteiras, que atuam em diversas profissões da sociedade, evangelizando em todos os ambientes em que vivem.


Nosso ideal é ser presença de Maria no mundo orientando-nos no Tabernáculo Vivo, que abriga Cristo em seu ser e coloca-se a serviço dos irmãos.


Como Liga Apostólica Feminina, queremos dar nossa contribuição aos apelos da Igreja, principalmente na missão de restaurar a dignidade feminina tão ameaçada em nossos dias.


Caso você tenha interesse em conhecer melhor a nossa Liga Feminina, entre em contato conosco pelo e-mail jaragualafs@gmail.com, ou procure por alguma liguista ao final das celebrações do 1º sábado do mês no Santuário.

 

A Jufem é o ramo da juventude feminina formada por crianças e jovens, com idades entre quatro a 25 anos, que pertence ao movimento de Schoenstatt. A Jufem Jaraguá surgiu em 1968, e desde então busca testemunhar em todos os ambientes, como escola, universidade, família e amigos, os valores e a dignidade feminina, sendo nobres, puras e livres, seguindo o maior exemplo que é Maria.

 

O ramo é subdividido por idades para que cada uma possa receber a formação da melhor forma. As menores são as Apóstolas Luzentes de Maria, que são meninas de quatro a 14 anos que aprendem a como crescer na fé e a ser um sinal de luz, esperança e alegria no mundo, assim como foi Maria.

 

Os grupos se encontram todos os domingos na parte da manhã, além de realizar várias atividades e encontros ao longo do ano, sempre trabalhando a auto educação e a espiritualidade.

 

Contato

 

Giovanna Borges: (11) 97302-3533

Julia da Silva: (11) 94187-1349

 

Texto: Giovana Formigone

 

A Juventude Masculina é um dos ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e é formada por crianças e jovens com idades entre os oito e 24 anos. O Jumas, como é popularmente conhecido, surgiu no Brasil por volta da década de 50, em Santa Maria (RS), vindo para a cidade de São Paulo no ano de 1975, quando foi fundado no bairro do Jaraguá, junto ao Santuário Sião.

 

O Jumas atualmente possui três divisões: os Pioneiros, a parte infantil, onde os meninos realizam várias atividades como gincanas e acampamentos; os Aliados, aqueles que se preparam para a Aliança de Amor, e, os Apóstolos, que já selaram sua Aliança com a Mãe de Deus e trabalham a autoeducação como forma de vida.

 

As reuniões e atividades do Jumas ocorrem todos os domingos, quando os rapazes buscam trabalhar bastante os pontos de sua autoeducação, visando viver o ideal da Aliança de Amor e também os ideais do Jumas, sendo o principal deles o Puer et Pater, que significa ser filho diante de Deus e pai diante dos homens, mostrando que a missão do Jumas é formar novos líderes para o mundo novo.

 

Contato

 

Leonardo Leite, líder de ramo do Jumas Jaraguá: (11) 96642-1646

Lucas Moraes, líder da Unidade dos Pioneiros: (11) 96624-3685

 

A Pastoral da Acolhida tem a Missão de ser uma referência para o Peregrino de forma que ele sinta nesta equipe um delicado cuidado com o seu bem estar, atendendo às suas necessidades de acomodação, tirando dúvidas sobre o funcionamento, história e espiritualidade do Santuário e principalmente o ajudando a sentir que a Mãe de Deus o acolhe.

 

Venha fazer parte desta equipe, ser o braço expressivo e acolhedor  para quem chega ao nosso Santuário.

 

Procure os agentes da Acolhida após as Missas para se inscrever e participar desta equipe.

"Terço dos Homens Mãe Rainha uma obra querida por Deus"

 

O THMR tem os homens por instrumentos!

 

O Terço dos Homens está crescendo intensamente e tem sido uma das grandes bênçãos para a Igreja do Brasil nos últimos tempos. Juntamente com outros tantos movimentos e pastorais, o Terço dos Homens, tem sido o alento vital da nossa atual Igreja, e porta para que muitos possam se aproximar dela e de seu mestre Jesus Cristo."Nos Queremos evangelizar o mundo do homem. Essa é a nossa missão".


A mais de uma década surgiu junto ao Santuário da Mãe  Rainha, em Olinda (PE), o Terço dos Homens, e desde então milhares de homens de todo o país se reúnem para rezar o terço e viver uma fé, que se manifesta em obras, pedindo bênçãos para as famílias, para o trabalho e para o Brasil.                                                               
"Queremos fazer do Brasil uma nova terra mariana"

 

O Terço dos Homens do Jaraguá peregrina todos os dias da semana nas comunidades mais próximas e, há 16 anos, no Santuário da Mãe Rainha Sião Jaraguá, todas as terças-feiras, às 20h.

 

Contato

Fábio (11) 967778488

 

A Comunidade


Ao longo da história, Deus chamou muitos Movimentos de Renovação a serviço
da Igreja. Um deles é o Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado pelo
Padre José Kentenich, no dia 18 de outubro de 1914, em Vallendar, Alemanha. Trata-
se de uma grande Obra constituída por diversas Comunidades com uma missão em
comum, mas que se distinguem pelo modo original de vida. Dentre elas está a
União Apostólica Feminina de Schoenstatt, sua fundação aconteceu em 8 de
dezembro de 1920, ocasião em que Gertraud von Bullion consagrou sua vida a
Deus.


Livre por amor, fiel em liberdade...


A União Apostólica de Schoenstatt é uma Comunidade de mulheres católicas
solteiras que, como leigas exercem sua profissão e vivem no mundo segundo os
Conselhos Evangélicos: Pobreza, Obediência e Castidade. Os membros
recebem da Comunidade, por ocasião dos encontros regulares, formação
espiritual e apoio e cultivam ali a vida familiar e de oração. Elas, porém, não
podem viver em permanente comunidade.


A missão específica da União Feminina é a formação da personalidade cristã
responsável, que, a exemplo de Maria, vive a sua vocação dando testemunho da
liberdade dos filhos de Deus, seguindo o caminho da imitação de Cristo.

 

A comunidade surgiu em torno do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt e nele tem sua fonte de graças e bênçãos.
Maria é modelo de consagração à serviço da Igreja e do mundo.

 

Trabalhando pelo Reino de Deus...


Os membros da Comunidade atuam apostolicamente em sua profissão, na
família, na Obra de Schoenstatt, a comunidade paroquial... Ou seja, onde Deus
os colocar.


Abençoada pela Igreja


A Comunidade da União Apostólica de Schoenstatt foi reconhecida pela Igreja a
15 de setembro de 1995, através da aprovação dos Estatutos pelo Pontifício
Conselho para os Leigos.


Vem, Espírito Santo!


A Comunidade cultiva um especial amor ao Espírito Santo, pois, depende dele
para realizar a sua missão. Somente com seu auxílio, ela pode ser luz e ajudar
na renovação religiosa e moral do mundo.

 

Contato: Valda Roseli Perez
Av. Padre Francisco Colturato, 549 - Araraquara (SP) CEP.: 14801250
Fone: (16)99704-5336

O Ramo da Liga das Mães tem como missão ser Custódias Vivas, e como mães sermos portadoras de Cristo em nossa vida como em nossa família, em perene conquista. Seguimos a pedagogia de Schoenstatt dentro dos ensinamentos deixados pelo Pai e Fundador, Padre José Kentenich. Muitos grupos se prepararam e selaram Aliança de Amor com Maria e conquistaram seus Santuários Lar (Cantinho de Oração consagrado pelo Padre).

 

Um pouco da História:

 

O Ramo da Liga das Mães foi fundado no Brasil em 20 de agosto de 1947 em Londrina. Aqui no Jaraguá o primeiro grupo foi em 1966 com 9 mães. Por ocasião da inauguração do Santuário Sião Jaraguá 31 de maio de 1969 as mães ofereceram suas consagrações como Ramo. Em 1970 com a vida da Ir. M.Angélica o ramo cresceu com mães do Bairro do  Jardim Regina.

 

Atualmente temos 2 grupos com 27 mães, e neste ano do Jubileu do Santuário faremos as Alianças de Amor e Consagração de Santuários Lar por esta intenção.

 

Se alguma mãe quiser mais informações e participar conosco podem contatar:

 

Lucia tel 3941-2202 ou celular: 99708-6831

Amex Assessoria