Vocação

Parte do Movimento de Schoenstatt

O nosso instituto é uma comunidade de sacerdotes, que o Padre José Kentenich fundou para estar a serviço e animar apostolicamente ao Movimento de Schoenstatt. Como parte de esta Família.

Alguns elementos que nos unem com todas as outras comunidades da Obra. São os seguintes:

• A mesma raiz na Alianza de Amor com Maria
  • O mesmo centro espiritual no Santuário Original
  • O mesmo fundador do nosso carisma, espiritualidade, pedagogia e missão.

Nossa missão

Junto com toda a Família de Schoenstatt nos reconhecemos chamados, como obra e instrumento de Nossa Senhora, colaborar na construção de uma Igreja mariana e do mundo com Cristo. Nessa perspectiva nossa missão tem uma tripla dimensão:

• Formar, tanto nas próprias famílias como na Igreja, o novo homem em uma nova comunidade com um caráter apostólico universal, que atue no mundo como fermento e trabalhe pela construção de uma nova ordem cristã da sociedade.
  • Evangelizar nos diferentes âmbitos culturais com empenho de conduzir o homem até a harmonia querida por Deus entre a natureza e a graça, ou seja, que saibam unir a vida cotidiana e a fé.
  • Aportar na constituição e formação de uma confederação apostólica universal, que se traduz em fomentar um trabalho livre em conjunto das organizações apostólicas da Igreja para assim responder às necessidades dos tempos atuais.

Nosso ser e missão como Comunidade expressamos simbolicamente com o nome bíblico do Monte Sião. Ele vem do nosso Fundador e com ele cremos, nos confiou uma missão profética, que segundo sua esperança, cumpriremos sendo comunidade sacerdotal. Nessa missão reconhecemos seu legado a nós, os Padres de Schoenstatt, a parte que nos cabe no seu carisma, qual fecundidade devemos garantir na Igreja.

Fundado em 1965

Em 18 de julho de 1965, o nosso Instituto Secular foi fundado como a mais jovem das comunidades de Schoenstatt. Nosso Instituto é de direito pontifício. Os membros são incardinados no Instituto. Isso significa que as nominações são feitas pelos respectivos superiores. De acordo com suas tarefas pastorais e comunitárias, vivem em comunidade de casa (filiais) ou de maneira individual em seus lugares de trabalho (externos). Os membros nos países e continentes se organiza em províncias e delegações, com suas próprias estruturas de governo. A direção geral tem sua sede na Casa Paterna internacional, no lugar de fundação de Schoenstatt, Vallendar, Coblença na Alemanha.

Alguns dados

Em agosto de 2022, o instituo tem 358 sacerdotes, 77 estudantes e 38 noviços. Há casas em Argentina, Áustria, Brasil, Burundi, Chile, República Checa, Equador, Inglaterra, Alemanha, Índia, Itália, México, Nigeria, Paraguai, Polonia, Portugal, Espanha, Suíça e Estados Unidos.
O instituto recebeu o reconhecimento pontifício em 24 de junho de 1988 e suas Constituções receberam aprovação final em 24 de fevereiro de 1994.