Neste domingo 14 de janeiro de 2024 a santa missa foi celebrada pelo Pe Pedro Cabello e concelebrada pelo Pe Antonio Bracht.

Em sua homilia, Pe Pedro explicou que a liturgia de hoje provoca uma reflexão para fazer um PROGRAMA DE VIDA PARA 2024.

Iniciou recordando que a liturgia do início do ano tem um sabor especial pois ainda se sente as Festas de Natal e Ano Novo, quando o coração  que nos preparou com Nossa senhora  para a vinda do Messias, mas também com a chegada do ano novo nos perguntamos como será o ano novo e fazemos projeções.

O ano depende de nós, a condução da política não, mas ninguém vai me proibir de ser mais feliz, de ser mais cristão, quero dizer que ninguém vai me proibir de me converter um pouco mais, aos chamados que Jesus faz e por isso as leituras de hoje são um programa para quem quer iniciar o ano de 2024 com o “pé direito” de mãos dadas com Jesus.

Fazer uma releitura destas leituras, uma “cutucada” de Deus para cada um de nós, o Evangelho nos faz o chamado de Deus que nos provoca através de tantas coisas que vão acontecendo na nossa vida, Samuel, Samuel… pai aqui estou, mas era um chamado especial que vinha do céu, do próprio Deus, Samuel entende que no fundo esta palavra que pronunciou seu nome era o próprio Deus.

Jesus se encontra com João, “eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, o homem prometido, João aponta o messias, quem deveria vir ao mundo, pois os primeiros discípulos escutam a voz do profeta, e estão vendo um ser humano profeta esperado por séculos e os dois discípulos seguem Jesus.

Antes de seguir o messias, ao encontrar-se com Jesus ficam surpresos e Jesus também ficou surpreso que dois jovens o seguiam.

O que vocês estão procurando? Um diálogo de amor com Jesus, olhou para eles com ternura, o mestre: o que procuram de mim, o que esperam? Onde você mora? Qual é teu endereço?

Essa pergunta é para nós: O que você procura?

Parece ser um programa para este ano: o que procuramos quando nos aproximamos de Jesus?

Procuramos alguém que vai nos curar, alguém que vai resolver um problema financeiro, um problema familiar?

Estou procurando o Senhor da minha vida, o Senhor que pode preencher toda a minha vida, quem pode curar meu coração. Jesus nos diz que devemos procurar mais que o consolo de Deus, mais que o Deus que passa a mão na minha cabeça, procurar o Deus da minha vida que se preocupa com os detalhes, hoje dito no Evangelho do chamado.

Queremos seguir Jesus e esperar que este ano possamos formular uma resposta que vem do coração.

Se ainda não consigo dizer: Senhor estou procurando o você, estou procurando o Senhor da minha vida, se ainda não chegamos nisso estou no caminho.

Senhor eu preciso de ti, e tomará conta da minha vida.

Vamos ser decididos para dar uma resposta para Jesus. Será que vamos ter coragem de dizer que vamos procurar mais e que ele tome conta da minha vida?

Os discípulos que experimentaram o Mestre, depois de ver onde Jesus morava, qual era seu mundo, deixaram tudo e o seguiram , este é o programa que Jesus nos anima. Jesus fala como alguém que tem poder, que sabe ensinar.

Em algum momento meditar este evangelho do chamado e dar uma resposta ao Senhor da minha história e que não nos sintamos covardes.

Se eu consegui achar Jesus, que eu possa transmitir esta decisão para outros, na forma de amar, na forma de  viver, e que eu tenha  um encontro profundo com Jesus.

 

____________________

Texto: Sueli Vilarinho retirado da homilia

Fotos: Rapha de Mari