Ordenar a vida espiritual nos dá a certeza que Deus está conosco

Saber a missão de cada um de nós, saber o caminho dá ordem na vida

Neste domingo 23 de junho de 2024 a santa missa foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo. Em sua homilia ele dedicou tempo para explicar que Deus nunca nos abandona e que na vida espiritual podemos encontrar Deus também no silêncio pois Ele também quer nos ouvir.

Assim explicou que normalmente as coisas do cotidiano não comentamos, mas se algo é diferente, sim comentamos. Também os fenômenos naturais, como o mar bravo que não se pode entrar , pois ver a ordem nas coisas faz parte da nossa existência. Também para a mãe que pergunta: Quem tirou isso do lugar? Na verdade, até os  mais bagunceiros tem uma ‘ordem’ em sua bagunça.

Na vida espiritual somos chamados a ter ordem pois  quando vem uma tribulação temos a mesma reação dos discípulos do evangelho de hoje: o medo!

Achamos que ninguém está ao nosso lado, mas  Deus sempre está ao nosso lado mesmo nas tribulações. Na vida espiritual as tribulações vão acontecer, na vida de fé vamos passar por momentos de dificuldades, mas não é o fim, a tempestade quando chove também acaba. Ter claro o caminho a seguir, quem está conosco? É o próprio Senhor.

No relato de hoje no Evangelho|: “Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?"  ... Jesus descansava porque ele tinha claro quem era e que missão tinha. Nós sabemos que Deus nunca vai nos abandonar, mas temos que caminhar para que a vida seja uma vida de santidade.

A Segunda leitura diz “O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova.”

Para isso somos chamados para ser novas criaturas em Cristo, nesses momentos de tribulação Santa Tereza  Dávila nos anos de deserto espiritual disse que por 30 anos não escutava a voz de Deus, mas disse também que não ouvia porque Deus é que ouvia a voz dela. Nesse deserto Deus está caminhando ao nosso lado ou nos carregando nos braços.

Texto Sueli Vilarinho

Vídeo Carlos Pussoli

Veja aqui a missa, click