Jubileu Pe Vandemir

Todos somos chamados a ser pastores, missionários com alegria

No dia 21 de julho de 2024 a santa missa foi celebrada pelo Pe Vandemir Meister e concelebrada pelos padres Gustavo Hanna Crespo, Rafael Mota, Pe Severino Araujo, Gabriel Oberle e Antonio Bracht.

Foi comemorado o Jubileu de 25 anos  de sacerdócio do Pe Vandemir junto a comunidade local. Pe Vandemir usou as leituras para reflexão da vida dele e dos pastores e que se tenha atenção ao modo do pastoreio para não centrar em si e desencaminhar as ovelhas. Também motivou quem tem uma vocação para ter um encontro pessoal com Jesus e nele ter forças sem ficar desmotivado por pessoas que não entendem o chamado. Assim o fez:

As leituras vocacionais de hoje, faz pensar sobre a vocação. 25 anos de vocação nessa caminhada com o olhar nas leituras de hoje, mais dirigidas aos pastores, aqueles que estão à frente do povo.

Na primeira leitura Geremias  reclama dos pastores que não estão cuidando das ovelhas. A classe dirigente na época, como hoje os dirigentes políticos, ‘vocês estão desencaminhando as pessoas ao caminho, estão dispersando as pessoas’.

O pastor que vive para conduzir com amor, compaixão e misericórdia chama a atenção aos que não estão dando atenção aos que mais necessitam de ajuda.

A função do pastor é  criar a pontes, buscar o diálogo e a harmonia, e atenção aos pastores que querem apenas  a lã da ovelha para usar o sacerdócio para ser promovido no nome de Jesus Cristo.

Jovens do JUMAS Sudeste  presentes estavam prontos para ir em missões para Petrópolis (RJ) e o padre dirigiu umas palavras para eles.

A alegria de ser instrumento por ação do Espírito Santo se dá pelos  sacerdotes, pelos  apóstolos e missionários pela ação de Deus nas pessoas que tem fé. Quando se faz missões com entusiasmo voltamos com muita alegria do trabalho feito, a missionalidade é fecunda na evangelização, causa alegria interior, no Evangelho também diz muitos foram atras de Jesus, as pessoas ‘ficam felizes com os missionários, uma busca hoje das ovelhas sem pastor’. Um novo entusiasmo cativa as pessoas pois o testemunho cativo. Nós também somos pequenos pastores, cada um tem que conduzir as pessoas ao encontro com Deus, se eu vou falar de Jesus estou falando de mim ou quero falar de Cristo?

Pe Vandemir continua, meu contato com a Mãe Rainha foi meu chamado a vocação. Meu pai não acreditava, mas quando foi a ordenação meu pai recebeu o convite e foi, as vezes queremos dar satisfação, mas isso é a nossa  relação com Deus, não depender da opinião diferente, a consciência de opção com o  olhar de Deus. Cada um tem sua própria caminhada vocacional,  que o Espírito Santo conceda a a graça!

Texto: Sueli Vilarinho

Homilia completa na transmissão: CLICK AQUI