Neste dia de Festa da Santa Mãe de Deus, dia 01 de janeiro de 2024, a missa foi celebrada pelo Pe Gabriel Oberle.

O Padre explicou que este nome Santa Maria Mãe de Deus se deu no início do cristianismo, quem era Jesus, e as respostas a pessoa de Cristo, o que se perguntava era como Jesus nasceu, então os sábios, falavam que ele era Deus, outros que veio depois, e por isso mostraram com este nome que Ele nasceu completamente homem e completamente Deus. Ela é a Mãe de Deus por isso.

Deus que pelo verbo se fez homem. E como teria sido que Maria estava dando a luz a Deus. Maria guardava e meditava em seu coração, buscando entender a vontade de Deus, também para nós meditar e entender a vontade de Deus em nossa vida.

Jesus ao nascer como homem, quis se aproximar de nós, e também se tornou humano que como humanos possamos chegar mais perto do divino.

No missal uma frase do ofertório se diz: “pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade de seu filho que se dignou a assumir a nossa humanidade”.Essa gota d’água que se coloca no vinho é para lembrar que Cristo se fez homem, mas também para que nós possamos participar da grande divindade de Cristo que salvou a todos, e que durante toda a vida estamos buscando estar mais próximos de Deus, estar mais divinos, nossa vida pela santidade, nesta gotinha possamos oferecer a nossa vida para ser mais divino junto a Deus, nossa humanidade é tão pequena perto da divindade de Deus, mas Cristo quis que pudéssemos participar. O Apóstolo fala na segunda leitura que todos recebemos a filiação adotiva.

Como filhos de Deus podemos chegar mais perto da divindade de Deus que quis colocar uma Mãe Divina, ela que soube que tinha que seguir o caminho de seu filho, que como Maria, Santa Maria nos aproximamos de Cristo com todas as nossas dificuldades, e ao receber Cristo na eucaristia peçamos: “Senhor me faça ser parecido com sua Mãe e reconhecer que possa ser divino junto a ti”. Que a Mãe nos acompanhe e neste ano, nos abençoe e mostre o caminho com paz e alegria.

No final da missa recordamos que o Pe Gabriel fez hoje 2 anos de Ordenação Sacerdotal e rezamos juntos por sua caminhada na Igreja.

____________________

Texto: Sueli Vilarinho

Vídeo: Marcos R Bastos