No domingo dia 16 de março de 2025 a santa missa foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo e em sua homilia explicou sobre o Evangelho da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor lida dentro da Quaresma. Um caminho de morte com transfiguração na vida. No santuário vemos Maria com seu filho Jesus nos braços, mas também Maria aos pés da Cruz e o santuário é o “lugar” que “é bom estar”.
Assim falou Pe Gustvo: Abraão é um homem de muita fé. Imagine que o povo de Israel, se comparado à cidade de São Paulo, fosse, no Antigo Testamento, como se cada bairro representasse uma parte do povo. Imagine Abraão ouvindo que sua descendência não teria fim, como a areia da praia. Ele poderia pensar: “Somos poucos”, mas Abraão é provado na fé e, se é isso que o Senhor me pede, farei. Também quando foi testado com seu filho Isaac. Na Primeira Leitura (Gn 15,5-12.17-18), Deus promete a Abraão que sua descendência será numerosa como as estrelas do céu, e ele crê na promessa de Deus, demonstrando sua confiança.
Nossa vida, quando falamos que somos filhos da Ressurreição, é abraçar a cruz com confiança na Ressurreição. No Evangelho de hoje (Lc 9,28b-36), vemos a transfiguração de Jesus, um vislumbre da sua glória futura, que nos dá esperança e força para seguir. Na segunda leitura, São Paulo, em Filipenses 3,17-4,1, diz: “Sede imitadores de Cristo”. Imitar pode parecer algo não tão bom, algo negativo, mas, no caso dos discípulos de Jesus, imitar é algo bom. Isso nos faz olhar para quem já trilhou o caminho. Eles querem se parecer com Jesus, que bom. Querem ser como São Francisco, que bom. Nós escutamos a palavra e queremos fazer com que ela entre na nossa vida. Isso também é reconhecer os santos. Então, em algum momento, quando alguém está tentando imitar um santo, tomemos isso como elogio, não como ofensa. Queremos ser imitadores, mas os sofrimentos serão para a glória.
Esse é o caminho quaresmal, que nos prepara para a Ressurreição, e nos ensina a imitar Jesus e seus santos, para que, através das dificuldades e dos sofrimentos, cheguemos à glória de Deus.
___________________
Texto: Retirado da homilia do dia por Sueli Vilarinho
Foto: Flávio Santos