No dia 31 de maio de 2025 o santuário Sião Jaraguá completou 56 anos de história fundado em 1969 por Dom Agnelo Rossi. Para comemorar o Reitor Pe Gustavo Hanna Crespo, ISch, realizou a missa celebrativa e disse que desde o início era intenção que o santuário fosse aberto e distribuísse graças de Cristo para todos os povos, como a cidade de São Paulo é com muitos povos, e fosse acolhedor como é a Mãe Rainha. Após a missa um bolo partilhado entre os fiéis presentes. Também a família de Schoenstatt realizou um pequeno jantar comemorativo com dinâmicas sobre a história do santuário.
Pe Gustavo assim falou: “ Há 56 anos atrás aqui só vi uma clareira e surgiu um santuário dedicado Mãe Rainha, mas para nós surgia um novo santuário de Graças.
Qual é a missão desse santuário? Quando se comprou este terreno não ia ser “Um só coração no coração do Pai” Seria “Sião para todos os povos” pois esse lugar não deveria ter nem portas para abrigar todos os povos que chegassem e foi o primeiro santuário a ser construído na Cidade de São Paulo aqui em São Paulo onde está abriga diversas nações.
Quantas Alianças foram feitas aqui, quantas pessoas não passaram aqui, quantos pedidos de casamento não aconteceram aqui, quantas consagrações de crianças e quantos pedidos para mães engravidarem, também não foi lugar de consolo, um lugar que abriga porque a Mãe de Deus te abriga .A missão de Jesus sempre vai nos deixar inquietos. Nunca estaremos totalmente satisfeitos, porque sempre há algo a mais a ser feito por Cristo. Sempre é possível dar mais um passo, e isso faz bem à nossa missão.
Assim como Jesus, no dia da Ascensão, tocou o coração dos seus discípulos ao dizer que a missão não terminou com a ressurreição. O trabalho de testemunhar o Reino e anunciar o Ressuscitado agora é responsabilidade deles — e também nossa. Esse é o desafio.
Neste mesmo espírito, celebramos também o Terceiro Marco Histórico, ocorrido em 1949, na cidade de Santiago do Chile. Ali, no Santuário de Bellavista, foi entregue uma resposta: não uma simples carta de uma ou duas páginas, mas um documento com mais de 200 páginas.
Nele, o Pai Fundador apresenta à Igreja qual é a missão de Schoenstatt, qual é o seu método pedagógico e responde às grandes questões que se levantavam naquele tempo.
No altar, ele entrega a carta : “Coloco-o à disposição da Igreja e confio seu destino nas mãos de Deus.”
Nós também somos convidados a escrever nossa resposta a Deus. A depositá-la sobre o altar, oferecendo aquilo que acreditamos ser a nossa missão.”
As Bodas de 50 anos do Casal Jacinto e Maria, com presença da Liga das Famílias há 30 anos foi realizada na missa e uma pequena homenagem durante o jantar comemorativo.
Após a missa um bolo foi repartido com os peregrinos e família.
No jantar perguntas sobre a história do Santuário, sobre o 31 de maio e um pequeno teatro sobre a carta escrita pelo Pe Kentenich encerrou a noite de festa.
Texto Sueli Vilarinho
fotos: Alex Formigoni

