110 anos do Movimento de Schoenstatt – Renovação da Aliança de Amor

Três Vezes Admirável, Dom Carlos Silva fala: " é a Nossa Senhora"

 

Na última sexta-feira, 18 de outubro de 2024, a família do Santuário Sião Jaraguá se reuniu para celebrar os 110 anos de Fundação do Movimento de Schoenstatt e mais uma vez renovar a Aliança de Amor. Sob as sombras do Santuário, com missa presidida por nosso Bispo Regional, Dom Carlos Silva, OFMCap. e concelebrada pelos padres Gustavo Hanna Crespo, Antonio Bracht, Gabriel Felipe Oberle de Carlos Shimura.

 

A introdução da Santa Missa relembrou a primeira Aliança de Amor selada pelo Fundador Pe. José Kentenich e os congregados, no dia 18 de outubro de 1914, na Capelinha de São Miguel, em Schoenstatt na Alemanha. Eles se entregaram como instrumentos nas mãos de Maria, para tornar a Capelinha em um Santuário de Graças e escola de homens novos. E todos da Família de Schoenstatt do Jaraguá, nos juntamos com as famílias do mundo inteiro para renovar nossa Aliança de Amor com Maria.

 

O Bispo Dom Carlos Silva, que estava na região para uma visita paroquial e pode presidir esta celebração, compartilhou conosco em sua homilia:

 

“Hoje nós celebramos a festa de Nossa Senhora, Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, esse título carrega uma profunda espiritualidade mariana, centrada na devoção a Virgem Maria como Mãe Rainha e Educadora de nossa fé, ela nos educa na fé.

Essa celebração nos convida a mergulharmos no amor materno de Maria, todos nós aqui um dia já mergulhamos, e sabemos qual é a sensação de um mergulho. Essa celebração hoje nos convida a fazer isso, mergulharmos no amor materno de Maria, que deseja nos formar e nos conduzir a plena comunhão com seu filho Jesus Cristo. É isso que ela faz conosco.

 

A devoção de Nossa Senhora de Schoenstatt nos chama a reconhecer Maria como aquela que nos acolhe, nos guia e nos ensina a viver em aliança com Deus. Há 110 anos começou este movimento, uma aliança que perdura e já celebra 110 anos de história e sobre estas três dimensões que leva o título mariano Mãe, Rainha e Três vezes Admirável, como uma realidade que tocam profundamente a nossa vida cristã.

 

Gostaria de falar desses três títulos: Maria como Mãe, quando invocamos Maria como mãe, reconhecemos seu papel fundamental no mistério da encarnação, nós acabamos de ouvir no Evangelho, e a sua missão contínua de ser mãe de todos os fiéis, na cruz, Jesus nos deu a sua mãe por mãe ao dizer ‘eis aí a tua mãe’, assim ela não é apenas a mãe de Jesus, mas a mãe de toda a igreja. Como mãe amorosa, Maria nos acolhe, Maria cuida de nós e intercede por nós em nossas necessidades. Ela está sempre atenta as nossas dificuldades e nos mostra o caminho para a verdadeira felicidade. Qual o caminho da verdadeira felicidade? A fidelidade ao seu filho Jesus Cristo. Por isso, nós renovamos a aliança! (...) Nossa devoção a ela nos aproxima cada vez mais de Cristo, se não for assim, não é uma verdadeira devoção, pois Maria sempre nos aponta e nos leva a Jesus.

 

Mas, ela também é Rainha! Ao chamarmos Maria de Rainha, reconhecemos sua participação gloriosa no mistério da redenção. Ela foi levada aos céus e coroada como Rainha do céu e da terra e, o seu reinado, não é de um poder terreno, mas de serviço, de humildade, de amor, a realeza, meus irmãos e irmãs, de Maria está profundamente ligada ao seu ‘sim’ a Deus e ao serviço que ela prestou a humanidade ao aceitar ser a mãe do nosso Salvador. Como Rainha, Maria intercede por nós como uma autoridade na terra e nós sabemos que mãe tem autoridade. Ela nos protege, nos guia e governa com justiça e misericórdia. E, devemos, portanto, confiar nossas vidas ao seu reinado, a essa Mãe Rainha. Sabendo que sob sua proteção nós estamos seguros e somos conduzidos pro caminho de Deus.

 

Três Vezes Admirável! O título Três Vezes Admirável, muitos de vocês deve saber, de Nossa Senhora de Schoenstatt, foi inspirado na tradição mariana lá da Europa, que destaca três aspectos da beleza e grandeza de Maria. Admirável como mãe de Deus, admirável como mãe do Redentor e admirável como mãe da Igreja. Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe da Igreja, três vezes Admirável. Cada uma dessas dimensões nos revela algo sobre o mistério de Maria em sua singular vocação. Maria é admirável como mãe de Deus, pois pelo seu sim ela permitiu que o verbo se encarnasse no seu ventre, tornando-se um canal pelo qual a salvação chegou ao mundo. Deus a escolheu, a preservou de todo o mal e ela se torna esse canal, do qual chega até nós o Salvador. Ela é admirável também, como mãe do Redentor, porque acompanhou Jesus na sua missão, desde o nascimento até a Sua morte na cruz. Ela estava de pé, aos pés da cruz. (...) Mas ela é admirável também como mãe da Igreja, porque desde, lá no cenáculo, naquele pentecostes, ela está presente no coração da comunidade cristã, intercedendo e cuidando de cada um de nós, que somos membros, que formamos o corpo da igreja, na qual a cabeça é Cristo.

 

No momento vocês participam de uma dimensão central da devoção de Nossa Senhora Três Vezes Admirável que é a Aliança de Amor, que vocês renovarão nesta noite com Maria. Essa aliança, meus irmãos e irmãs, é um compromisso espiritual que consiste em confiar plenamente na intercessão e no cuidado de Maria, enquanto nos esforçamos, a vida aqui é feita de esforços, enquanto nos esforçamos para viver como autênticos filhos e filhas de Deus em fidelidade ao Evangelho. É fácil? Não é fácil! Ninguém falou para vocês que seria fácil, mas não é impossível, por isso, exige de nós esforço, um esforço diário.

 

A Aliança de Amor nos chama a uma transformação interior, a uma mudança de vida que nos aproxima cada vez mais de Cristo. Isto, na igreja nós chamamos de conversão. Maria, como nossa Mãe e Educadora, nos transforma sempre, para sermos discípulos e missionários, prontos para construir o reino de Deus no mundo, e ela nos ajuda, a crescer na fé, na esperança e no amor. E, nos envia em missão, em missão de famílias, em missão de jovens... para disseminarmos o amor de Deus no meio do povo.

 

Por isso, queridos irmãos e irmãs, celebramos hoje Nossa Senhora, Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, renovemos todos, com confiança, nosso amor por Maria. Foi para ela que o anjo disse ‘não tenhas medo’. Em outro momento, no Evangelho, quando os ventos eram contrários e os discípulos estavam com muito medo, Jesus lhes pergunta “Por que tendes medo?’ e Ele mesmo dá a resposta ‘tendes fé’. O contrário do medo é a fé. Por isso, o anjo disse a Maria ‘não tenhas medo’, ela disse ‘sim’. Essa expressão na Sagrada Escritura ‘não tenhas medo’ aparece 365 vezes, desde o livro do Gênesis, ao livro do Apocalipse. 365 vezes, cada dia, como disse a Maria, Deus diz a cada um de nós ‘não tenhas medo eu estou contigo’. Renovemos essa aliança, cada dia mais em Deus. Amém?!”

 

A noite se encerrou com a Renovação da Aliança de Amor em frente ao Santuário e todos sendo convidados para visitar a estátua do Pai Fundador, Pe. José Kentenich e agradecê-lo pela confiança e amor a Maria.

 

-_________________

Texto Audrey Marcutis

Fotos: Alex Formigoni

Link de Transmissão CLICK AQUI

 

 

 

 

Amex Assessoria
Doe agora