A festa foi excelente, com clima perfeito. Deus preparou o dia para recebermos todos na casa da Mãe, afirmam Bruna e Feliphe Botássio, organizadores da festa.

O dia começou com o Ofício a Nossa Senhora. A Adoração ao Santíssimo Sacramento aconteceu durante todo o dia e foi encerrada à tarde. O Santo Terço foi rezado pelo Pe. Gabriel Oberle. Houve também um tour guiado para conhecer os principais pontos do Santuário e um cinema com quatro exibições.

A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Dom Carlos Silva e concelebrada pelo Pe. Gabriel Oberle e pelo Reitor Gustavo Hanna Crespo. Em sua homilia Dom Carlos centrou na fé que move a festa Um Dia na Casa de Maria”, onde os fiéis são chamados a renovar sua esperança na ressurreição de Cristo e a seguir firmes nas tribulações, confiando na força do amor e da graça de Deus. Maria é apresentada como a mulher da esperança, que caminha com fé e ensina, por meio de seu exemplo, que o verdadeiro amor se manifesta no serviço, na coragem e na confiança em Deus. A celebração é, portanto, um momento de acolhimento, renovação espiritual e compromisso com a identidade cristã marcada pelo amor concreto ao próximo.

A renovação da Aliança aconteceu no Santuário e foi conduzida pelo Bispo, que entregou flores para a Mãe Rainha. Durante o dia, todos puderam oferecer suas rosas à Mãe.

Após o almoço, Pe. Antonio Maria fez uma apresentação musical e cantou Jaraguá, Terra da Senhora do Vale, de sua autoria:

Jaraguá, terra da Senhora do Vale,
Jaraguá, terra da Mãe.
Um profeta aqui pisou, esta terra fecundou,
Tira os calçados dos pés, pois é santo este chão:
Terra de Santa Maria, Jaraguá, novo Sião.

  1. É terra escolhida, é terra da promissão,
    Correm rios de água viva, são graças em profusão.
    Corações que se transformam, que se entregam por amor.
    A Igreja viva cresce nos passos do Fundador.
  2. Foi Deus quem mandou um profeta ao nosso chão,
    É sinal de grande escolha, sinal de predileção.
    É herança que herdamos, é missão a conquistar,
    É doar-se toda à Mãe, é deixar-se educar.
  3. É terra de lírios, que a pureza ao mundo traz,
    Daqui partem Bandeirantes com espadas para a paz.
    É berço de santidade, é terra de doação,
    É altar onde se tornam todos um só coração.

Após cantar, Pe. Antonio Maria comentou:

“Voltando à história, que é uma fonte de Deus para nós, esta música fala da Terra da Mãe…
O profeta aqui pisou aqui foi o Pe. José Kentenich em 1947. Ele veio visitar Frei Martinho Friese, fundador das Irmãs Catequistas, e santificou este chão com sua presença santa.
‘Tirem os calçados dos pés, pois santo é este chão’.
Depois, ele foi para Santa Maria e fundou o primeiro Santuário do Brasil. Aqui é o novo Sião, porque, quando o Pe. Kentenich fundou os Padres de Schoenstatt na Alemanha, ele apontou um monte e disse que lá seria o Sião. Em Jerusalém, Sião era o centro da espiritualidade do povo judeu. Aqui também deve ser o centro da nossa espiritualidade.
Vocês não imaginam a minha alegria de estar aqui neste Santuário e rezar para a Mãe — um presente antecipado de aniversário.”

A Coroação da Mãe de Deus como Rainha do Jaraguá foi um dos momentos mais emocionantes da festa. Felipe relatou: “Foi muito bonito. Eu nem esperava participar, mas acabei sendo parte desse momento tão especial.”

Pe. Antonio Maria realizou a coroação após a imagem ser trazida em andor por crianças vestidas de anjos. E, como toda boa festa em família, a celebração terminou com muita alegria: uma banda animou a juventude ao final do evento.

Pe Gustavo agradeceu todos os que puderem comparecer e quem ajudou a tornar o dia tão especial na Casa da Mãe. A próxima ediação da festa será em 17 de maio de 2026. Convite feito!!


Texto: Sueli Vilarinho

Fotos Pascom Santuário Sião Jaraguá e José Kataoka